Internet é item indispensável em viagens hoje em dia. Por mais que no Chile haja wi-fi disponível em praticamente todos os restaurantes e estabelecimentos públicos, ter uma internet móvel pode te ajudar a usar uber, tripadvisor, tradutor e outros app durante a viagem.

Vamos te ajudar a conseguir uma internet.

Liberação de acesso de chips Brasileiros no Chile

Desde o dia 25 de julho de 2023, os governos do Brasil e do Chile acordaram dar fim à cobrança de tarifa associada ao serviço de “roaming” internacional entre os dois países.

A medida beneficia usuários de operadoras de telefonia que se encontrem temporariamente no território do outro país. Se a prestadora brasileira oferece a funcionalidade de “roaming” internacional para o Chile, os usuários não pagarão encargos adicionais para chamada de voz, de mensagem (SMS) e de dados móveis.

Mas atenção! A isenção só é válida para quem possui uma conta pós-paga, ou seja, aquela que você tem um plano mensal, usa e depois vem a fatura para pagar.

As operadoras Vivo, Oi e Claro anunciaram que assinantes de planos pré-pagos não terão direito ao benefício. Isto quer dizer que quem coloca crédito mensalmente, terá que pagar do mesmo jeito.

Para usar o seu chip do Brasil no Chile, é só fazer o desbloqueio para uso internacional antes de viajar. A notícia já foi divulgada nas contas oficiais do Instagram do governo chileno e embaixada do Brasil no Chile:

Veja aqui a notícia oficial.



Companhias telefonicas disponíveis no Chile

As operadora disponíveis, por ordem de qualidade, são:

  • Entel: Considerada por muitos, a melhor cia. Com 50 anos de história, a Entel tornou-se uma das mais importantes provedoras de telecomunicações do Chile, possuindo a infra-estrutura mais moderna e oferecendo serviços de qualidade. Porque Entel é viver melhor conectado. Veja os planos atuais no site oficial clicando aqui.
  • Movistar: Uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, presente em 21 países e com uma base de clientes de mais de 313 milhões de acessos. Veja os planos atuais no site oficial clicando aqui. É considerada a segunda melhor. Esse foi o que usamos e achamos ótimo, recomendamos.
  • Claro: Veja os planos atuais no site oficial clicando aqui.
  • Won: Veja os planos atuais no site oficial clicando aqui.
  • Virgin: Veja os planos atuais no site oficial clicando aqui.

Se você vai viajar com mais pessoas, minha sugestão é comprar os planos com internet ilimitada e limite apenas de dias de utilização. Ative a opção de compartilhar internet e distribua pra todos, assim você não precisa comprar mais de um.

Onde comprar chip de internet no Chile

Se você vier do Brasil ou outro país, chegará pelo aeroporto internacional de Santiago, o Arturo Merino Benitez. Por lá você terá algumas opções pra comprar um chip ainda no aeroporto e já sair usando no Uber:

No aeroporto, é viável adquirir um chip, porém o custo é mais elevado em comparação ao centro de Santiago. Na região central, é simples encontrar pontos de venda autorizados pelas operadoras, bem como em bancas de revistas, estações de metrô, lojas de conveniência e estabelecimentos de tecnologia.

  • Fotokina: Loja especializada em acessórios para câmeras, celulares, faz ligações, imprime documentos, e também vende chips pré-pago de todas as cias. Você compra o chip já com o plano carregado, mas pode ser um pouco mais caro. Funciona 24h por dia, todos os dias e por isso muitos acabam comprando aqui (como nós), pois é o único que funciona de madrugada. É o número 80 no mapa. (Infelizmente fechou, então há menos essa opção)
  • Movistar: Nossas últimas informações é que no aeroporto ela oferece exclusivamente serviços de roaming internacional para passageiros chilenos que viajam para o exterior, mas estando por lá, não custa conferir se estão vendendo chip. Funciona de 8h às 22h de segunda a domingo. É o número 84 no mapa. Provavelmente você terá que comprar o chip aqui e carregar em outro lugar, como na farmácia ao lado.
  • Entel: Funciona de 6h às 21h de segunda a domingo. É o número 101 no mapa. Você compra o chip e carrega na farmácia.
  • Claro: Funciona de 6h às 21h de segunda a domingo. É o número 87 no mapa. Você compra o chip e carrega na farmácia.

Todos ficam no 3º andar e será fácil achar pois há poucas lojas por lá. Pra ver o mapa atualizado do aeroporto, clique aqui.

Em qualquer um dos lugares, eles costumam já adaptar o chip, colocar no celular e ativar. Mas se não fizerem, peça, pois algumas operadoras pedem o número do RUT (documento chileno) e eles saberão o que fazer.

Escolha um plano sem exageros, pois é possível recarregar depois se necessário for. Se o plano estiver acabando, eles avisam via SMS, e quando acaba eles avisam também.

Caso não queira comprar no aeroporto, você pode comprar no subsolo do shopping Sky Costanera ou pelas ruas da cidade, há várias opções de locais que vendem todas as opções.

Em Providencia, é possível encontrar uma galeria na estação de metrô Los Leones que abriga diversas lojas vendendo chips.

Como recarregar chip de telefone no chile

Se o plano estiver acabando, eles avisam via SMS, e quando acaba eles avisam também, mas aí você já estará sem internet. O ideal é quando estiver acabando, já fazer a carga nova.

Veja no site da cia escolhida os planos vigentes, escolha o que mais te atende, veja o valor e faça a carga desse valor em qualquer posto de gasolina, banca de jornal ou vendinha que tenha o serviço de recarga.

Depois realize o procedimento informado no site da operadora. Normalmente você terá que “ligar” para um número, e as opções de recarga aparecerão como um PopUp no seu celular, basta ir selecionando os números das opções desejadas e escolher seu plano.