Procurando as melhores coisas gratuitas para fazer em Toulouse?

Então esse artigo é para você! Se você está visitando para um fim de semana, passando um semestre na universidade ou parando durante uma viagem, você encontrará muitas ideias de coisas para fazer em Toulouse!

É uma bela cidade e o ponto de partida perfeito para descobrir o Sudoeste da França. Sentado ao longo das margens do rio Garonne, Toulouse é chamado de “La Ville Rose” pelos franceses. Isso significa a Cidade Rosa. Este nome vem do fato de que todos os edifícios (paredes e telhados) são cor de rosa! É muito linda!

O centro da cidade em si é bem pequeno, o que é muito conveniente. Se você estiver hospedado em um hotel no centro, poderá fazer quase tudo a pé. Os transportes públicos também são muito bons, por isso, se quiseres apanhar um autocarro ou apanhar o metro, também é muito fácil!

A dica de ouro: Todo 1º domingo de cada mês, todos os museus da cidade ficam gratuitos: Muséum de Toulouse – Les Jardins du Muséum – Quai des Savoirs – Le convent des Jacobins – Musée Saint-Raymond – Les Abattoirs – Musée Paul-Dupuy – La Galeria Le Château d’Eau – Le Castelet.

Aqui vão as dicas de atividades gratuitas para se fazer pela cidade.

1. Basilique Saint-Sernin

Localizada na Place St Sernin, entre o Capitólio e Jeanne d’Arc, a Basilique Saint-Sernin é com certeza a igreja mais bonita da cidade.

St Sernin foi construído durante o século XI. É a maior basílica românica da França e da Europa, razão pela qual foi listada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Construída em honra de São Saturnino, mártir do ano 250, rapidamente se tornou um dos maiores locais de peregrinação de todos os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

Sob sua torre sineira octogonal, você descobrirá uma imensa nave abobadada, bem como uma cripta que contém inúmeras relíquias. Entre eles estão os de São Sernin, bispo e mártir do século III, a quem a basílica deve o seu nome.

Do lado de fora, você poderá desfrutar de uma bela fachada barroca com altas torres pontiagudas. Por dentro, também não decepciona.

Você encontrará alguns vitrais incrivelmente bem preservados , bem como uma impressionante nave de 21 metros de altura com abóbadas impressionantes.

A Basílica de Saint-Sernin é uma das maiores igrejas românicas preservadas da Europa. Também classificado como monumento histórico, é uma das mais belas visitas gratuitas que se podem fazer em Toulouse.

Basílica é gratuita e abre todos os dias.

  • COMO CHEGAR: A estação de metrô mais próxima é Capitole (linha A). O existe está localizado perto do Calabouço, logo atrás da praça. Caminhe até a Rue Lafayette (1 min) e você estará lá.
  • INGRESSO: Gratuito

2. Visite a Catedral de Toulouse, Catedral de St. Etienne

Localizada no coração da cidade, entre François Verdier e Les Carmes, a Catedral de St. Etienne é composta por dois estilos arquitetônicos diferentes (romano e gótico) porque a construção começou no século XIII e não foi concluída até o século XVII. 

Na verdade, deu o seu nome a todo o distrito, e ao longo dos anos, partes dele foram continuamente demolidas e reconstruídas, o que é ainda mais perceptível no interior, onde uma seção parece bastante abandonada, enquanto o portal oeste possui um incrível retábulo e altar-mor, com um órgão muito legal também.

A sua torre sineira do século XVI contém 17 sinos sagrados e 3 sinos de relojoeiro . É além do monumento de Toulouse que contém mais sinos do tempo, que datam de antes da Revolução. Uma visita gratuita a fazer em Toulouse e a não perder!

3. Le Capitole

O famoso Capitólio de Toulouse e a sua grande praça são duas visitas gratuitas a fazer em Toulouse! Este majestoso edifício, que alberga a Câmara Municipal e o Teatro de Toulouse, promete-lhe belas descobertas.

Le Capitole é a prefeitura e é praticamente para Toulouse o que a Torre Eiffel é para Paris. A maioria dos cafés e restaurantes ao redor são caros, mas há lugares mais baratos nas ruas adjacentes. Você também pode visitar a Salle des Illustres dentro do Capitólio, que tem uma coleção de pinturas do século XIX.

Le Capitole é o nome dado à Câmara Municipal de Toulouse. Está localizado no coração do centro da cidade, na Place du Capitole.

A construção do Capitólio levou mais de 200 anos. Sua soberba fachada foi construída em 1750 e levou mais de 10 anos para ver a luz do dia. É um dos monumentos tombados como patrimônio histórico.

É conhecida como a praça principal de Toulouse, onde tudo acontece. Tudo gravita em torno desta praça e é um ponto de encontro popular para os habitantes locais.

A praça em si é muito bonita. Você pode ver algumas cruzes occitanas no chão, restaurantes de luxo ao redor e, mais importante, a bela fachada do Capitólio.

Esta é uma das prefeituras mais bonitas que você pode encontrar na França. É absolutamente lindo, seja por fora ou por dentro. O Capitólio tem sido usado como prefeitura desde o século XII . É o lar de belas salas e pinturas históricas. Há até mesmo enormes afrescos nos tetos.

Este é o edifício emblemático da Ville Rose: em frente à Place du Capitole desde o século XVIII, abriga a prefeitura e o Théâtre du Capitole. Pode ser atravessado através do pátio Henri-IV atrás do portão central.

As salas de estado estão alinhadas no primeiro andar, incluindo a soberba Salle des Illustres, uma vasta galeria de espelhos cujas pinturas remontam à história de Toulouse.

Nem todo mundo sabe, mas dá para entrar no Capitole gratuitamente. A prefeitura da cidade é uma das mais lindas da França, num prédio de estilo neoclássico com uma escadaria majestosa e um teto que conta um pouco da história da cidade.

COMO CHEGAR: A estação de metrô mais próxima é Capitole (linha A). O existe está localizado perto do Calabouço, logo atrás da praça. Caminhe até a Rue Lafayette (1 min) e você estará lá.

4. Relaxe na Prairie des Filtres

La Prairie des Filtres é uma grande área verde no coração de Toulouse. Um lugar perfeito para relaxar, fazer um piquenique ou se reunir com os amigos perto do Garonne nas tardes ensolaradas. 

Para o registro, esta área localizada entre a Pont Neuf e a Pont Saint Michel, foi habitada no século XV. Então, após duas inundações do Garonne na década de 1430, os habitantes do distrito de Saint Cyprien decidiram não se mudar para lá.

Passar um tempo no parque permitirá que você conheça a maior parte da fauna de Toulouse – desde jovens casais com seus filhos até boêmios tocando música, hippies praticando slackline, estudantes jogando futebol. Faça aulas de salsa aos domingos, quando o tempo permite.

Leva o nome de suas galerias de areia que desempenham um papel na filtragem da água descarregada na caixa d’água de Toulouse. Foi também o primeiro campo para jogadores de rugby no estádio de Toulouse. Hoje, muitas atividades acontecem na Prairie des Filtres. Festival de música, esqui aquático ou boliche. Você terá entendido, este lugar é uma das visitas gratuitas inevitáveis ​​para fazer em Toulouse!

5. Faça jogging/ciclismo no Canal du Midi

O canal, que percorre 150 milhas através do sul da França, foi construído no século XVII para permitir que os navios evitassem navegar pela Península Ibérica, onde muitas vezes encontravam navios espanhóis hostis ou piratas. Hoje em dia, é ladeada de plátanos e habitada por casas flutuantes.


6. O Museu Departamental de Resistência e Deportação

Aqui está uma nova atividade gratuita para fazer em Toulouse: visite o Museu Departamental de Resistência e Deportação. Fundado em 1974 , o museu era originalmente apenas um local onde eram recolhidos documentos antigos da época que estavam na posse de particulares.

Então, foi somente em 1994 que foi inaugurado por ocasião do 50º aniversário da libertação de Toulouse e do departamento de Haute-Garonne. Um andar é dedicado a exposições temporárias , enquanto outro contém as coleções permanentes que relatam os fatos históricos da Resistência. Outra parte do edifício é dedicada à deportação .

7. Visit the Museum de Toulouse

Este museu de história natural foi o primeiro na Europa a abrir uma galeria sobre os tempos pré-históricos, e sua coleção é surpreendentemente grande. A entrada é gratuita todo primeiro domingo do mês.

Localizado em Carmes, junto aos Jardins des Plantes, o museu de Toulouse é um museu de história natural.

É um dos melhores museus de Toulouse e a atividade perfeita se você estiver procurando o que fazer em Toulouse com crianças.

Foi fundada no século 18 por um naturalista, Philippe-Isodore Picot de Lapeyrouse. Atualmente, a coleção conta com mais de 2,5 milhões de itens!

É muito interativo e bem configurado. Você descobrirá muito sobre vulcões, mamíferos, peixes e muito mais!

O Museu de Toulouse inclui uma exposição permanente, uma exposição temporária e os jardins botânicos.

A melhor maneira de visitar o Museu é começar por explorar a exposição permanente, depois descer as escadas até à entrada e pode dirigir-se à exposição temporária. Se você tomar seu tempo, levará entre 2 e 3 horas para explorar, mas é claro que você pode optar por ficar mais ou menos. Você decide!

As exposições temporárias podem tratar de uma variedade de temas, então você nunca sabe bem o que vai encontrar, mas para você ter uma ideia, aqui estão alguns dos temas anteriores: bruxaria, floresta amazônica, jardinagem…

Essas exposições costumam ser muito bem feitas. Eles são interessantes, mas também divertidos de descobrir, pois o museu sempre faz o possível para incluir vários itens e animações interativas (vídeos, jogos…).

A coleção temporária é muito menor que a permanente. 30 minutos a 1 hora geralmente são suficientes para ver tudo.

Quando terminar com esses dois, saia para descobrir os jardins botânicos. São bem pequeninos, mas muito bonitos! É muito agradável passear por estes jardins e só as pessoas que visitam o Museu o podem fazer!

Se estiver com fome ou quiser tomar um café, há também um café com esplanada.

  • TAXA DE ENTRADA: A entrada custa 7 euros para a exposição permanente ou temporária. 9 euros para ambas as exposições e 3 euros para os jardins. Se você receber o Toulouse City Card , poderá ir de graça (para ambas as exposições!) Mas ao primeiro domingo de cada mês também é possível entrar gratuitamente.
  • COMO CHEGAR: As estações de metrô mais próximas são Carmes e Palais de Justice. Ambos estão na linha B. De qualquer um deles, são cerca de 5 a 7 minutos a pé. Há também um ponto de ônibus bem em frente à entrada do museu. Chama-se Jardin Royal e você pode chegar lá com o ônibus 31.

8. Veja o céu noturno do Observatório Jolimont.

Aberto ao público todas as sextas-feiras à noite por volta das 21:00, o observatório está localizado no topo de Jolimont Hill – prepare-se para a caminhada/ciclo íngreme.

Toulouse é uma cidade muito moderna em matéria de aeroespacial. Existem também várias sedes da empresa Airbus ou Thales. E também o magnífico parque da Cité de l’Espace! Mas, se você gosta de observar as estrelas, aqui está uma atividade gratuita para você fazer em Toulouse. Localizado no centro da cidade e não muito longe da estação de metrô Jolimont, o observatório recebe você todas as sextas-feiras a partir das 21h.

Gerido pela associação SAP, o observatório abre as suas portas ao público e oferece visitas guiadas e guiadas. De outubro a maio, as conferências são organizadas por astrônomos profissionais toda última sexta-feira do mês . O observatório Jolimont foi fundado em 1733 pela Academia de Ciências. Por isso, também faz parte do patrimônio da cidade.

9. Couvent des Jacobins

Localizado entre o Capitólio e Saint-Pierre, o Couvent des Jacobins é um dos marcos mais famosos de Toulouse.

Este mosteiro medieval no centro da cidade é de longe um dos melhores lugares para visitar em Toulouse.

A igreja jacobina, considerada uma das mais belas igrejas dominicanas da Europa, tem 80 metros de comprimento e 20 metros de largura. Um espaço incrível cheio de história.

Ao chegar lá, você descobrirá um edifício muito impressionante. Do lado de fora, parece bastante austero e, embora grande, ainda não revela sua verdadeira beleza.

Depois de entrar na igreja, você começará a descobrir a beleza dela. Você pode passear pela igreja e admirar os belos vitrais e colunas.

A característica mais notável que certamente surpreenderá os visitantes é a abóbada única em forma de palmeira. A igreja, de nave dupla com decoração pintada e soberbos vitrais, abriga também as relíquias de São Tomás de Aquino. 

A Palmeira é na verdade um pilar gigante de 28m de altura localizado dentro da Igreja dos Jacobinos. Essa característica arquitetônica já parecia assustadoramente alta, mas a adição de um espelho abaixo dá a ilusão de estar suspensa no espaço e faz você se sentir como se estivesse prestes a despencar do topo da abóbada.

Assim que entrar, você entrará no claustro. É absolutamente deslumbrante! As abóbadas são notáveis, assim como o jardim. Quanto ao claustro do convento, uma ilha de tranquilidade dentro da cidade, recebe regularmente concertos e exposições.

Existem também duas capelas que pode visitar (capela da Virgem e capela de Saint-Antonin).

Por fim, você também encontrará uma sala apresentando as roupas tradicionais e exemplos de jantares que teriam durante a Idade Média.

  • COMO CHEGAR: As estações de metrô mais próximas são Capitole e Esquirol (linha A). Ambos estão à mesma distância (aproximadamente). De lá, é uma caminhada fácil de 5 minutos.
  • INGRESSO: Embora parte da visita seja paga, o acesso ao salão principal do convento jacobino é gratuito. 

10. Alimente os pássaros no Jardin des Plantes

Antigo jardim botânico, o Jardin des Plantes é um enorme parque com 3 jardins . Muito agradável no verão e no inverno, contém belos tesouros. Fundado em 1794 , era originalmente um local de estudo e prática para estudantes de botânica.

Atravessada por um bonito riacho habitado por cisnes e patos, tem também uma cascata e um bonito chafariz. Há também playgrounds para crianças e passeios de pônei ! Um bom momento para compartilhar sozinho ou com a família, e de graça!

Este parque está ligado ao Museu de Toulouse e tem muitos animais de livre circulação, incluindo tartarugas, galos, galinhas, patos e cisnes. Se você tiver sorte, um dos dois pavões pode te fazer uma visita… ou te assustar pra caramba enquanto você está deitado na grama.


11. Perca-se em Les Carmes

O bairro mais bonito da cidade. Como local, acho que Les Carmes e Le Quartier des Antiquaires são o que Toulouse é. Adoro passear por ruas tão estreitas que mal consigo ver o céu e admirar as casas toulousianas da era renascentista com seus tijolos vermelhos brilhantes. Embora seja uma área bastante elegante, com muitas joalherias e restaurantes caros, há muitas galerias de arte e antiquários ao redor que merecem uma visita.

12. Passeie pelas barracas de um mercado de agricultores

Os quatro melhores mercados de Toulouse são (sem ordem específica) os de Arnaud Bernard, St Aubin, St Cyprien e Les Carmes. Muitos dos mercados de Toulouse acontecem todos os dias, mas você pode querer verificar a programação. Se você está procurando vegetais gratuitos ou baratos, vá ao mercado na Boulevard de Strasbourg. Os comerciantes geralmente deixam seus vegetais / frutas não vendidos para trás quando fazem as malas, e alguns são praticamente tão bons quanto novos.

Você é um pequeno gourmand e quer encontrar produtos de qualidade para preparar pratos deliciosos? Você simplesmente sente vontade de dar um passeio para admirar as belas barracas? 4 mercados cobertos que merecem sua atenção em Toulouse:

  • Arnaud Bernard
  • Saint-Aubin
  • St Cyprien
  • Les Carmes

13. Obras de arte no metrô

Você gosta de caça ao tesouro? Investigações? Caças ao tesouro? Então, pequenos detetives, esta atividade gratuita para fazer em Toulouse é para você! Este programa, lançado em 2013 pela Tisséo Collectivités, coloca várias obras de arte ao alcance de todos nas estações das linhas A e B do metro de Toulouse. Estas estações são frequentemente renovadas. Uma maneira agradável e divertida de descobrir a arte de outra forma!


14. Hôtel d’Assézat – Fundação Bemberg

Durante o Renascimento, a cidade, enriquecida com o comércio de pastel, testemunhou a criação de muitos edifícios suntuosos, incluindo o Hôtel d’Assézat.bv

O suntuoso pátio de honra serve de pano de fundo a duas fachadas marcadas por antigas colunas ligadas por uma torre de escada. Nicolas Bachelier, o arquiteto, trabalhou para muitas famílias de Toulouse. O edifício foi legado à cidade de Toulouse em 1895 e abriga academias e sociedades eruditas, incluindo o Jeux Floraux fundado em 1323.

Toulouse era uma cidade mercantil e é conhecida por seus belos Hôtels Particulier s. Embora você possa encontrá-los por toda a cidade, é muito raro você visitar algum.

Eles pertencem a proprietários particulares e você geralmente não consegue ver além do portão. Se você estiver com sorte, passará enquanto estiver aberto e poderá dar uma olhada na quadra, mas isso é tudo o que você pode conseguir.

O Hôtel d’Assézat é um dos mais belos Hôtel Particulier (mansão da cidade) em Toulouse.

O Hôtel d’Assézat pode ser visitado todos os dias! Está localizado no Esquirol e é um ótimo exemplo de mansões opulentas da Era do Renascimento.

Foi construído no século 16 e é absolutamente lindo até hoje.

O hotel está particularmente bem conservado, o que é bastante incomum. Como você pode imaginar, essas propriedades são incrivelmente caras para manter, então a maioria dessas mansões não está no melhor estado. Este não é o caso aqui.

Foi comprada pela cidade de Toulouse nos anos 80 e foi totalmente restaurada. Atualmente abriga a Fundação Bemberg e está aberta ao público.

Melhor de todos? É grátis!

Embora muitos visitantes (e até moradores locais) o ignorem, é um erro que você não deveria cometer. Este é um excelente exemplo da glória do Capitólio de Toulouse.

COMO CHEGAR: Você pode facilmente caminhar até lá (2 minutos) da estação de metrô Esquirol (linha A).


15. Jardins Japoneses

Localizado no meio do Parque Compans Caffarelli, os Jardins Japoneses são um dos mais belos jardins de Toulouse.

É bastante inesperado ver esse tipo de jardim na França. Foi criado em 1981 , é composto por uma grande diversidade de plantas , mas também por trabalhos fotográficos expostos sob um bonito caramanchão.

Você encontrará um pavilhão de chá, uma lagoa com carpas, uma bonita ponte vermelha que liga as duas partes do jardim e oferece-lhe uma paisagem tão bela como exótica. 

Tudo foi feito para que pareça bonito e relaxante.

A entrada para este parque é, obviamente, gratuita.

Dica local: É melhor ir de manhã ou à tarde durante a semana. Dessa forma, você evitará todos os trabalhadores que costumam vir aqui para almoçar.

  • COMO CHEGAR: Apanhe o metro (linha B), autocarro 41 ou L1 para Compans Caffarelli. Caminhe alguns minutos até o parque e depois pegue o caminho diagonal da entrada em direção à Place Alphonse Jourdain e você encontrará a entrada do Jardin Japonais.
  • GRATUITO

16. Visitar a Igreja de Notre Dame

Muita das vezes ignorada, a Igreja de Notre Dame fica bem pertinho da praça do Capitolio e é uma perolazinha escondida. Um ótimo lugar para entrar e fugir do frio, ou sentar um pouco em silencio e observar a sua beleza interna.

Repare nos vitrais, nas pinturas que circundam e no órgão.