Um dos maiores patrimônios de Portugal são as festas e tradições que conseguem preservar há séculos. Cada freguesia, concelho e vila tem suas comemorações e muitas delas valem a pena ser visitadas, como é o caso da Feira do Maio em Felgueiras.

O que é a Feira do Maio em Felgueiras

A feira do maio é uma feira anual que desde 1901 se realiza no primeiro fim de semana de maio na sede do concelho de Felgueiras.

A feira foi criada, há mais de cem anos, para promover as atividades associadas ao setor agrícola.

Desde 1901 ela se modificou bastante, tendo programações e atrações diferentes durante sua história. Já abrangiu concurso de expositores de gado, uma corrida de bicicletas de populares (Amadores), depois teve uma corrida com ciclistas federados, – você pode ver tudo sobre essa trajetória do ciclismo na feira no aqui no blog memoriaporto – e muitas outras atrações.

Quando acontece a Feira do Maio de Felgueiras

A Feira do Maio em Felgueiras costuma acontecer no primeiro fim de semana do mês de maio. Então se no fim de semana já começa maio, mesmo que não seja por inteiro, é provável que a festa inicie ali.

O que acontece na Feira do Maio de Felgueiras

A Feira do Maio é o marco inicial das festas do concelho para o ano.

A Chave – Arruada de Bombos

Costuma acontecer na sexta feira e é um desfile de grupos que tocam bombos. São vários grupos que se reunem e tocam independentemente. Há grupos dos bombeiros, grupos de escolas de dança, grupos que se juntam pra só tocar bombo mesmo, tem de tudo!

Haviam crianças, idosos, crianças no carrinho, criança de chupeta, grávidas, famílias inteiras…a sensação é de que a cidade inteira toma as ruas para festejas o inicio das festas da cidade. Quem não está desfilando, está assistindo, é emocionante!

É um desfile gigantesco! A última vez que fomos já ouviamos bombos a tocar desde as 20h30 no ponto de concentração e já era quase meia noite quando partimos e o desfile ainda não havia terminado. Teoricamente a concentração dos bombos é às 21h, e eles começaram a desfilar lá para as 22h.

A concentração costuma iniciar em frente as piscinas municipais, na Rua D. Gomes D Aciegas, onde eles sobem para a rotunda e depois seguem tocando pela Av. Dr. Leonardo Coimbra subindo até o edifício da Câmara.

Dica extra: A rua da concentração é sempre cheia de vagas, mas se pretende ir embora cedo, não estacione ali pois a rua fica tão cheia de bombos que não será possível tirar o carro. Estacione ali apenas se pretende esperar pelo menos que todos os blocos saiam da concentração e iniciem o desfile.

O desfile se encerrá com a estrega da chave de São Pedro, em frente aos Paços do Concelho.

Quem participa tocando dá suor e sangue, literalmente, é cansativo…cansativo não, exaustivo – e eles chegam até o fim sem perder o ritmo.

Veja o bumbo com sangue. Vimos vários assim ao fim, imaginamos que seriam calos ou machucados que vão causando nas mãos.

Outras atrações

No sábado, a festa continua com o mercado de tradições, uma quinta pedagógica, espetáculos de falcoaria, espetáculos de gaitas de foles, e termina com a atuação de um artista.

Para terminar, no domingo, Felgueiras recebe o primeiro desfile de charretes clássicas. O desfile culmina na Praça da República, pelas 11h30. A tarde do primeiro dia de maio está, contudo, reservada para a cultura etnográfica. Às 15h00, o público pode assistir ao desfile das chamadeiras de gado, ao jogo do pau e ao festival de folclore.

Ainda durante a tarde de domingo, a autarquia avisa que se vai realizar a jornada do Campeonato Nacional de Corridas de Cavalos (Galope e Trote Atrelado), na Quinta da Granja.