Visão geral sobre o lugar, história e curiosidades

  • 4º Menor País da Europa e 6º Menor do Mundo
  • Vaduz não tem automóveis no centro
  • Um dos estados mais ricos do mundo
  • Um dos poucos países no mundo com mais empresas e/ou companhias internacionais por habitante
  • Além de cereais – trigo, aveia, centeio e milho, cultivam-se vinhas e frutas variadas; as pastagens ocupam 38% da sua superfície.

Sugestões de Roteiro

Basta apenas um dia pra conhecer Vaduz.

  • Museu Nacional de Liechtenstein
  • Museu do Selo
  • Posto de Informações Turísticas
  • Edifício do Parlamento
  • Catedral de Vaduz
  • Castelo de Vaduz
  • Casa Vermelha

O que fazer (Itens mais explicados)

Vaduz

A capital do pais. O centro se limita a uma rua principal, que reúne todo comercio, restaurantes, museus e edifícios do governo. A rua Stadtle Strasse eh uma rua para pedestres e delimita todo o “centro” da cidade – se você andar sem parar, do inicio ao fim da rua vai levar cerca de 15 minutos no máximo!
Arte de rua VaduzRua Stadtle

Museu Nacional de Liechtenstein

A rua Stadtle também eh o endereço dos museus do pais e em questão de quarteirões você vai passar pelo museu de Art de Liechtenstein, o museu do esqui, o museu de selos postais e o museu nacional.
Rua Stadtle

Museu do Selo

O mais interessante de todos eles eh o museu do selo, que por mais bobinho que isso possa soar aos não colecionadores de selo, eh o museu que conta a historia da tradição e historia da “arte” de fabricar selos pelo qual Liechtenstein eh tao famoso. E foi interessante também entender o porquê do pais ser tao conhecido nessa “industria”, devido a sua tradição (eles foram um dos primeiros países do mundo a colar selos de papel em envelopes), alem de sempre escolherem temas polêmicos para estampar seus selos (inclusive durante as guerras mundias e durante a dominação Austro-Hungara na região) e serem um dos menores sistemas postais do mundo (tao pequeno que na verdade hoje em dia eles pegam carona na infra estrutura Suíça).
Selos VaduzMuseu Vaduz

Posto de Informações Turísticas

Carimbar o Passaporte! Quase no final da rua fica o posto de informações turísticas, com sua lojinha de souvenir de selos e carimbos – e como Liechtenstein hoje em dia não tem mais fronteira imigratória com seus vizinhos, você pode pedir que eles carimbem seu passaporte, só pra constar sua visita!
Marco 0 de Vaduz Turismo_Carimbar passaporte

Edifício do Parlamento

A rua acaba na praça Peter-Kaiser-Platz onde fica o Landtag, o parlamento do pais, um prédio ultra moderno (que parece ser feito de palito de sorvete!) que divide o espaço com a sede do governo, o Regierungsgebäude (e seus lindos brasões e mosaicos!).
img_3375

Catedral de Vaduz

A igreja católica de São Florin, ou St. Florinskirche fica ao lado.
img_3393 img_3391 img_3387

Castelo de Vaduz

Mas o ponto alto da cidade (literalmente e figurativamente!) eh o castelo, Schloss Vaduz, que eh a residencia oficial do príncipe de Liechtenstein Hans-Adam II e a família real. O castelo não eh aberto a visitação, mas nem precisa – o bonito mesmo eh ver ele de longe, dramaticamente pendurado nos rochedos, exatamente acima da cidade! Os melhores ângulos são os vistos no lado oeste da cidade, onde da pra ver bem como o castelo foi construído ta na beiradinha da montanha, avistando todo o vale do rio Reno, e eh nesse angulo também que de quebra ainda temos os picos nevados dos Alpes como pano de fundo!
dsc03282img_3408

Casa Vermelha

Ou Rot Haus, um edifício do seculo 15 que ja fez parte de um monastério, mas que hoje eh a sede de uma das principais viniculas do pais.

O que trazer de Lienchtenstein

Os maravilhosos selos de Liechtenstein são objeto de cobiça de filatelistas de todo o mundo

Comidas típicas

Praticamente não existe uma culinária típica do Liechtenstein, geralmente os pratos daqui são muito influenciados pelos países vizinhos. Muito populares são as batatas assadas, lingüiças e salsichas de vários tipos, e queijos, todos deliciosos. Tradicionalmente, as refeições são sempre acompanhadas por vinhos. O Chocolate daqui também é muito bom, e pode ser encontrado em grande quantidade.

Restaurantes

Restaurante “Engel Ratskeller”, logo na entradinha da cidade – wienerschnitzel (vitela à milanesa) tradiconal com vinho da casa feito nos arredores de Vaduz