Além do resultado estético o bronzeamento artificial estimula a absorção de vitamina D, espanta a depressão, diminui fungos e bactérias, e traz muitos outros benefícios.
Feito da maneira certa, uma sessão de bronzeamento é infinitamente mais segura do que tomar sol em exposição natural e direta.
Antes de ser portuguesa, eu sou brasileira! Com orgulho imenso do nosso Sol e da minha cor!
E exatamente por essa paixão, quando eu morava em São Paulo descobri as sessões de bronzeamento. Sou da área da saúde e é claro que certifiquei-me de todas as particularidades antes de fazer, e quero compartilhar com vocês.
Bronzeamento artificial é seguro?
Quando procuramos informações na internet sobre o tema, muitos acabam ficando preocupados, impressionados e até desistem de conhecer mais sobre o assunto porque na maior parte das pesquisas esse procedimento sempre está associado ao risco de câncer de pele.
Mas calma! Não é bem assim!
É um assunto delicado porque existe um imenso desconhecimento do tema e no passado por essa falta de conhecimento e de controle, o bronzeamento já foi causa de problemas sérios de saúde, haja vista que no Brasil já chegou a ser um procedimento proibido pela Anvisa.
De novo: CALMA!!!
A forma certa de fazer bronzeamento
O ponto pra tudo na vida é EQUILIBRIO! E trouxe esse assunto no CincoCantos, justamente por isso! Ao realizar o bronzeamento da forma correta, com profissionais qualificados não existe motivo para ter qualquer receio.
Vocês sabiam que, sendo realizado em equipamento correto e da maneira certa, uma sessão de bronzeamento é infinitamente mais segura do que tomar sol em exposição natural e direta? Pois é verdade!
Um bronzeamento que indico são aqueles realizados em camas solares de alta pressão, que filtram os raios UV-B e utilizam apenas os raios UV-A no processo de bronze, garantindo um resultado semelhante à exposição ao Sol das 8 às 10 horas da manhã.
Benefícios do bronzeamento artificial
O bronzeamento é a melhor opção para quem deseja ter uma pele bonita, saudável e com aparência natural durante o ano inteiro.
A técnica garante uma pele bronzeada e ainda evita os prejuízos causados pela exposição direta ao Sol, como as vermelhidões, o aspecto descascado e as queimaduras.
São vários os benefícios do bronzeamento para a saúde, quando feito de forma correta:
- Estimula a absorção de vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos;
- Produz serotonina, que espanta a depressão;
- Melhora a autoestima;
- Aumenta a libido;
- Relaxa;
- Diminui fungos e bactérias;
- Minimiza as dores musculares;
- E é claro, deixa a pele com um lindo bronzeado.
Nossas recomendações para o bronzeamento artificial saudável
Para adquirir um bronzeamento artificial seguro e duradouro, não esqueça dessas dicas.
Mínimo de sessões: É recomendado fazer no mínimo 3 sessões para adquirir um bronzeamento duradouro, sendo que as sessões de bronze duram 30 minutos: 15 minutos de frente 15 de costas.
Acompanhamento qualificado: Vale lembrar que antes de iniciar sua sessão é importante ter o suporte de um profissional qualificado para que ele avalie seu tipo de pele e quais são as condições indicadas para você. Desse modo seu procedimento será realizado com segurança e sem dúvida você ficará feliz com o resultado.
Preparação: Outro fato para lembrar que, no meu ponto de vista, acaba por ser ainda mais importante que o bronzeamento em si, são os cuidados que precisamos ter antes (como rotina de vida), durante e após o procedimento.
Vale seguir uma rotina de vida com hábitos saudáveis pois assim, constantemente, todo o organismo estará pronto para receber da melhor forma possível os benefícios do bronze.
De dentro pra fora
- Hidrate-se: A pele é constituída de células e as células precisam de água. Sua pele pode ficar ressecada, repuxando e descamando se não receber uma quantia de água adequada. Na verdade, uma das principais razões do envelhecimento da pele é que ela perde a capacidade de reter a umidade. Beba pelo menos oito copos de água por dia para garantir que a pele obtenha uma hidratação suficiente. Porém, como o bronzeamento pode desidratá-la, é melhor aumentar o consumo de líquidos nesses dias.
- Coma chocolate amargo: O cacau, além de hidratar a pele, contém flavonoides, um antioxidante poderoso. Os antioxidantes diminuem o dano causado pelos radicais livres que se formam quando a pele é exposta à radiação ultravioleta.
- Consuma frutas ricas em polifenóis: Uvas, maçãs, peras e frutas vermelhas contêm quantias altas de polifenóis que, por sua vez, têm propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas que ajudam a proteger a pele dos efeitos da radiação UV.
- Faça macarrão com molho de tomate ou peça uma pizza: O tomate contém licopeno, uma substância que protege a pele dos danos causados pela radiação UV. O molho de tomate contem uma grande quantidade de licopeno, o que quer dizer que até mesmo a pizza pode ser uma fonte rica.
- Mastigue sementes de girassol: Elas são ricas em vitamina E, um antioxidante poderoso que ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação UV.
- Tome chá verde: O chá verde contém polifenóis com propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas que, portanto, protegem a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta.
De fora pra dentro
O oposto também deve ser feito: Hidratar sua pele de fora pra dentro. São cuidados que devemos ter durante e após a realização das sessões pois vão ajudar a manter sua pele íntegra e saudável!
- Considere a ideia de “pular um banho”: Não! Não estou falando para você sair suando da sua sessão e não tomar banho no dia, isso é impossível! Sugiro apenas para dar um tempo para seu corpo entender o que houve durante a sessão. A produção de melanina estimulada pela luz UV-A não é interrompida pelo banho, mas estudos mostram que tomar banho e aplicar hidratante não tem o mesmo efeito do que aplicar somente o hidratante. Ou seja, após sua sessão de bronzeamento artificial, é recomendado se secar, usar um hidratante ou um pós sol e esperar de 8h a 12h do fim da sessão pra tomar banho. Assim garantimos que sua pele não será agredida, que seu corpo teve tempo de entender o estímulo de melanina que sofreu.
- Nos próximos banhos vale lembrar dos seguintes cuidados (principalmente no primeiro banho após cada sessão):
- Tomar um banho morno ou frio, jamais quente.
- Diminuir o tempo no chuveiro. Um banho muito longo remove os óleos naturais da pele.
- Evitar o sabonete no corpo todo, aplicá-lo apenas em regiões específicas e fundamentais, como virilha, axilas e pés. O sabonete remove os óleos da pele.
- Secar-se dando batidinhas com a toalha para que reste um pouco de umidade na pele. Ao esfregar a pele com a toalha você a está agredindo. Cuide-se com carinho!
- Aplique o hidratante: O produto ajuda a reconstruir a camada fina de lipídios que protege a pele da perda de água. Qualquer hidratante serve, mas tente usar um com ácido hialurônico, Aloe Vera ou com vitamina A. Nas farmácias, mercados e sites existem produtos chamados de pós-sol, os quais normalmente apresentam efeito calmante para pele e contém Aloe Vera. Essa classe de produto acaba sendo grande aliado dos amantes de bronze. Aplique o produto logo após sair do chuveiro e continue a aplicar sempre que sentir sua pele ressecada. Um dos segredos de uma pele jovem e linda é a hidratação.
- NUNCA utilize óleo bronzeador durante sua sessão: Normalmente as clínicas irão te orientar sobre o que pode e o que não pode ser utilizado na pele durante a sessão. Óleos bronzeadores estimulam de modo exagerado o bronzeamento da pele, e quando utilizados em sessões de bronzeamento podem causar lesões graves, pois é como se estivéssemos fritando algo. Produtos como aceleradores de bronze não causam qualquer problema, inclusive, essas informações sempre estão descritas em seus rótulos e bulas.
- Se você for branquinha ou tiver uma pele sensível, uma dica de ouro é levar um borrifador contendo água mineral ou água filtrada para te fazer companhia durante sua sessão. É algo simples, refrescante e muito divertido. Durante todo tempo é aconselhado que você borrife essa água por todo seu corpo. Assim não vai sentir um calor tão intenso e providenciará maior umidade para sua pele, evitando vermelhidões e desconforto.
- Proteja a pele ao sair. A regra sobre o uso do protetor solar jamais deve ser esquecida. Abuse do protetor solar pois ele acaba por ser um grande aliado diário na manutenção do seu bronze.
Onde é seguro fazer Bronzeamento artificial
Sendo no Brasil, em Portugal ou em outros países da Europa, como França, Alemanha e Holanda, existem locais especializados em bronzeamento, com profissionais qualificados e equipamentos adequados.
A minha dica é: se você gosta de manter sua cor, de se bronzear e vai optar por esse procedimento, faça de forma consciente e pesquise sobre o lugar que fará seu bronzeamento. Seguindo essas dicas, seguramente você não terá problemas e alcançará uma cor maravilhosa!
Nossas indicações no Porto
Em breve testaremos locais para indica-los. Somente indicaremos após verificação in loco.
Bônus: Nossa Indicação em São Paulo
Onde já testamos e aprovamos
- Clínica New Sun – Vila Mariana – São Paulo
- Rua França Pinto, 955 – Vila Mariana – São Paulo/SP
- Site oficial
Nossas Referencias para esse artigo
- National Institute on Aging
- Charles Chiang, M.D.* and Lawrence F. Eichenfield, M.D. – Quantitative assessment of combination bathing and/or moisturizing regimens on skin hydration in atopic dermatitis.
- Mayoclinic
- Eleni Papakonstantinou, Michael Roth, and George Karakiulakis Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging
- Pavicic T1, Gauglitz GG, Lersch P, Schwach-Abdellaoui K, Malle B, Korting HC, Farwick M.: Efficacy of cream-based novel formulations of hyaluronic acid of different molecular weights in anti-wrinkle treatment.
- How to Choose the Best Moisturizer for You – By Laura McMullen
14 Comments
Vinícius Pipa
março 7, 2020 @ 14:53
Uma aula de Bronzeamento!
Lidiane Braga
setembro 22, 2020 @ 11:14
Curioso esse assunto!
Arthur Pereira da Silva Souza
julho 1, 2021 @ 10:59
Ótimo pra quem mora onde não tem tanto Sol.
Summer tan
agosto 29, 2021 @ 08:14
Hoje temos camas com leds e estimulador de colagenos .
Fabiola Sobreira
setembro 22, 2021 @ 01:24
Não imaginava que tinham tantos benefícios.
Rita Calado
novembro 1, 2021 @ 16:42
Adorei esse artigo. Muito Bom.
Safira Frota
novembro 4, 2021 @ 06:27
Gostei das informações. Foram bem didáticas. Obrigada!!!
Gisele
novembro 5, 2021 @ 19:50
Uma aula, pois quando penso em câmera de bronzeamento tenho medo de tanto que somos estimulados a fugir do sol..
Ingrid Bello
novembro 8, 2021 @ 22:02
Eu tinha a mesma sensação! Depois de pesquisar mais que fui entender que como a maioria das coisas da vida, a moderação e como se faz é essencial 🙂
ROSANA
novembro 24, 2021 @ 14:52
ADOREI O SEU POST
Diego Ferreira
dezembro 1, 2021 @ 23:38
Adorei aprender mais sobre bronzeamento artificial!
Vanessa Occette
maio 9, 2022 @ 06:31
Amei as dicas… mas tenho uma dúvida: é necessário um intervalo entre as sessões (tipo, 1 semana, 15 dias)?
Elisabete CrPereira de Melo Cunha
agosto 29, 2022 @ 15:07
Oi, gostei muito do artigo, e dos comentários, tenho uma pergunta, vcs fazem esfoliação no corpo?
Ingrid Bello
setembro 3, 2022 @ 06:53
Olá, Elisabete!
Nós não temos clinica, apenas sugerimos as que estão no artigo.
Fala com eles ou com outra de confiança perto da sua casa, é possível que façam.
Te desejamos sorte 🙂
Leave Comment