Esse nobre país, excelente para a observação de animais selvagens, é conhecido por oferecer as melhores experiências de safári e espetáculos da vida selvagem de qualquer lugar do planeta.

Na região há 40 parques nacionais e reservas de animais, com 310 espécies de mamíferos (incluindo os Big 5), 960 espécies de aves e muitos anfíbios e répteis.

O Serengueti é o lar da Grande migração dos gnus e, forma o maior ecossistema do mundo com a Reserva Masai Mara. A Cratera de Ngorongoro é a maior caldeira intacta do mundo e, antes de seu vulcão entrar em erupção, ela abrigava a montanha mais alta da África, erguendo-se sobre o Monte Kilimanjaro.

A Reserva de Animais de Selous é a maior área de vida selvagem do mundo, e a Reserva Ruaha não é muito menor. Além disso, não se esqueça da ilha paradisíaca de Zanzibar!

Tanzânia é o lar de três grandes lagos da África: o Lago Vitória (o maior lago tropical do mundo), o Lago Tanganica (o segundo mais profundo do mundo) e o Lago Niassa (certamente o mais belo e com a maior concentração de espécies de ciclídeos).

Aliado a um número significativo de rios que deságuam no Oceano Índico, não resta dúvidas de que esse país fértil é repleto de vida selvagem.


Dados Principais sobre a Tanzânia

  • Área: 945.087 km²
  • Nome Oficial: República Unida da Tanzânia
  • Capital: Dar es Salaam
  • População: 52.482.725 habitantes (estimativa 2016)
  • Nacionalidade: Tanzaniana
  • Sistema político: República presidencialista
  • Divisão administrativa: 26 regiões
  • Principais Cidades: Dar es Salaam, Mwanza, dodoma, Karogwe, Tabora e Pangani
  • Países vizinhos: Burundi, República Democrática do Congo, Quênia, Malawi, Moçambique, Ruanda, Uganda e Zâmbia.
  • Clima: Tropical e semiárido
  • Fuso horário: + 6 horas
  • Código telefônico: 255
  • Vacina: Febre amarela obrigatória, leia mais abaixo.

Dados Culturais e Sociais sobre a Tanzânia

  • Composição da População: nianveses e sucumas (26,3%), sualies (8,8 %), haias (5,3%), hehes e benes (5,3% ), outros (54,6%) – dados de 2014
  • Idioma: inglês, suaile (oficiais) e línguas regionais
  • Religião: Cristianismo 53,3% (católicos 28%, protestantes 18,6%, outros 6,7%), islamismo 30,1%, crenças tradicionais 14,8%, outras 1,5%, sem religião e ateísmo 0,3%.

Economia da Tanzânia

  • Moeda: xelim tanzaniano
  • Todos os hotéis e bancos ao longo da rota aceitam e convertem dinheiro em espécie ou traveller checks para a moeda local. Os hotéis aceitam praticamente todos os cartões de crédito internacionais (Visa e Mastercard são os mais difundidos). Na Tanzânia somente são aceitos dólares americanos emitidos a partir de 2001 (não são aceitas notas antigas).
  • Bancos abrem de 08h30 às 15h00 de segunda a sexta, e o comércio das 08h30 às 17h00 de segunda a sábado.

Visto para a Tanzânia

Fizemos um post somente sobre isso, clique aqui pra ler.

Visto de turista podem ser adquiridos na chegada ao País ou em qualquer embaixada da Tanzânia, que conceda autorização para turistas/visitantes entrarem no país em pontos de entrada designados na fronteira, aeroportos e portos.


Recomendações para saúde na Tanzânia

Consulte aqui as recomendações  de saúde das autoridades da Tanzânia.


Vacinas para entrar na Tanzânia

  • Febre Amarela: Obrigatória!

A vacinação contra a febre-amarela é obrigatória para quem provem de um país com o risco da mesma. A apresentação dos certificados de vacinação é, por vezes, solicitada.

A vacinação contra a febre amarela é necessária para evitar a importação de vírus da febre amarela em países que nunca haviam relatado qualquer caso de febre amarela, mas onde o mosquito-vetor e os hospedeiros de primatas não humanos estão presentes. Nesses locais, a vacinação é um requisito de entrada para todos os viajantes que chegam (incluindo o trânsito aeroportuário) de países onde há risco de transmissão da febre amarela ou qualquer desembarque em áreas endêmicas após 24 horas.

Se a vacinação contra a febre amarela for contra-indicada por razões médicas, é necessária uma carta de isenção médica.

O certificado só tem validade se a vacina tiver sido aprovada pela OMS e se o centro de vacinação tiver sido designado pela administração sanitária para o território em que esse centro está situado.

O certificado internacional de vacinação para a vacina contra a febre amarela torna-se válido 10 dias após a vacinação primária.

O certificado deve ser assinado de sua própria mão por um médico ou outra pessoa pela administração nacional de saúde; O seu carimbo oficial não é um substituto aceite para a sua assinatura.

Qualquer alteração deste certificado, ou o não cumprimento de qualquer parte do mesmo, pode torná-lo inválido.

O certificado deve ser preenchido na íntegra em inglês ou em francês. O certificado também pode ser preenchido em outro idioma no mesmo documento, além do inglês ou do francês.

Para saber mais sobre como conseguir o certificado internacional de vacinação no Brasil, clique aqui.

  • Malária: A profilaxia da malária é recomendável. E quando é recomendável, o ideal é que vá imunizado, afinal, não quer estragar sua viagem, tampouco correr riscos piores.
  • Hepatite A: Recomenda-se também que os visitantes sejam vacinados contra a Hepatite A
  • Poliomielite: Recomenda-se também que os visitantes estejam com a vacina contra a Poliomielite em dia (não é obrigatório, apenas recomendado).
  • Tétano: Recomenda-se também que os visitantes estejam com a vacina contra o Tétano em dia (não é obrigatório, apenas recomendado).

Cuidados Gerais na Tanzânia

Não tome banho em rios ou lagos de água de doce, devido à presença de parasitas na água.

Consulte o seu médico para verificar que vacinas deverá tomar ou actualizar antes de viajar para a Tanzânia.

É aconselhável a realização de um seguro de saúde completo, válido na Tanzânia e que inclua a repatriação em caso de necessidade.

  • HIV: Os níveis de infecção pelo HIV atingem cerca de 6% da população adulta, pelo que deverá tomar particulares precauções.
  • Alimentos: Evite consumir alimentos crus ou mal cozinhados e beber água não engarrafada.
  • Vestimenta: Utilize sempre roupa leve mas comprida e repelente de insetos, para evitar picadas de mosquitos ou de moscas tsé-tsé (doença do sono).

Compras na Tanzânia

Caso queira adquirir produtos típicos ou souvenirs, entre os produtos locais estão pimentas e esculturas.

Em Dar Es Salaam tem um dos maiores shoopings a céu aberto que já vi na vida, mas prepare-se para um caos caso queira comprar algo por lá. O que mais vais encontrar são roupas típicas, comidas e itens de baixo valor.


Quando ir para Tanzânia

Tem um post específico sobre isso, clique aqui pra ver.


O que vestir na Tanzânia

Para se proteger dos insetos, recomenda-se o uso de roupas leves e confortáveis, de manga longa e pernas cobertas no entardecer e à noite. Durante à noite costuma ser bem fresco, então não se esqueça do agasalho.

Confira o clima na sua data antes de viajar. Tênis confortáveis e botas de caminhada são os mais apropriados para explorar a cidade e áreas de vegetação.

Mulheres, lembrem que há uma população muçulmana por lá, por respeito e para evitar possíveis retaliações, não usem roupas muito curtas, blusas muito cavas e expondo demais o corpo nas cidades. Lembrando que isso não é válido para lugares de praia, ou claramente turístico como cruzeiros.

Se quiser saber mais sobre como se vestir em um país muçulmano, clique aqui.

Leve também repelente, protetor solar, hidratante para os lábios, óculos de sol, lanterna, boné, lenços para o pescoço e binóculos, se for fazer um safári.


Comidas típicas na Tanzânia

Você encontrará boa carne, massas e saladas. Nas áreas costeiras, será fácil encontrar peixes, já mais para o interior haverá sempre oferta de carne, que será grelhada ou assada (evite peixe longe da costa).

As carnes mais típicas, e também mais caras, são as de gnu, antílope e búfalo. Se não quiser nada tão exótico, há também oferta de carne bovina, de cordeiro, frango e porco. Os acompanhamentos geralmente são cozidos e arroz, alguns molhos levam curry ou coco, o que dá um sabor diferenciado.

Fizemos um post exclusivo sobre o que comer na Tanzânia.


O que levar na Bagagem para a Tanzânia

Antes de definir o que levar e que mala usar, verifique todos os vôos e transportes que serão utilizados.

Por ser um país que comumente turistas utilizam pequenos vôos para se deslocar, é possível que o seu roteiro conte com isso, então verifique a franquia de bagagem para não tomar um susto com excesso de bagagem.

Aqui, o mais conveniente é levar malas o mais leve possível e sem excessos. Muitos hotéis disponibilizam serviço de lavanderia, ou também oferecem maleiro onde você pode deixar parte da bagagem que não será utilizada e retirar na volta.


Observação de vida animal e selvagem na Tanzânia

Tenha cuidado com os animais, de forma alguma chegue perto de nenhum deles, tampouco tocar neles, por mais que seja incentivado pelo guia. As regras dos parques são rigorosas e as dos animais, mais ainda.

Não é permitido incomodar, alimentar ou fazer barulho para chamar a atenção dos animais.

Durante os passeios nos safáris, mantenha-se dentro do carro, e na maioria dos locais não é permitido andar fora das dependências dos hotéis e, em alguns casos, é inclusive recomendável ser acompanhado por algum funcionário em alguns setores, verifique isso assim que chegar na sua hospedagem para evitar sustos.

É proibido se sentar no teto dos veículos e permanecer de pé enquanto o mesmo está em movimento. O uso do cinto de segurança é obrigatório.


Assista nossos vídeos sobre a Tanzânia


Mais Dicas sobre a Tanzânia

Leia nossos outros artigos sobre a Tanzânia, para ver todos, clique aqui

:: Informações gerais sobre a Tanzânia
:: Quanto custa conhecer a Tanzânia
:: Quando ir para a Tanzânia
:: Como conseguir o visto
:: Como chegar e se deslocar na Tanzânia
:: O roteiro perfeito em 9 dias na Tanzânia
:: O que fazer na Tanzânia
:: Como escolher e reservar um Safári na Tanzânia 
:: Como escolher onde fazer um Safári (Parques Nacionais)
:: Como chegar em Zanzibar
:: O que Comer em Zanzibar
:: Melhores praias de Zanzibar