Quando ir para Tailândia
- Novembro a Março: Essa é a melhor época pra visitar o país. Esse período é inverno, os meses mais secos e alta temporada. O inverno tailandês tem temperaturas média de 30 graus.
- Abril à Junho: Preços mais baixos e há menos turistas, porém abril é o mês mais quente do ano e há possibilidade de chuvas, mas não tão intensas quanto os meses seguintes.
- Julho a Outubro: Se planeja ir às praias, evite esse período. As monções causam temporais piores que as nossas chuvas de verão.
Não vá direto para imigração
Quando chegar em BBK não corra direto na imigração, indo na direção da imigração você verá à esquerda uma placa ‘Health’. Passe primeiro ali, onde vão tirar sua temperatura e olhar a carteira de vacinação dar um carimbo para ser apresentado na imigração, caso você vá direto, após enfrentar aquela fila toda, vão te mandar voltar. Se você for da Tailândia pra outro país e depois voltar, terá que passar por esse procedimento novamente.
Visto, passaporte e vacina para Tailândia
O turista brasileiro é dispensado de visto para visitar a Tailândia, e pode permanecer no país por até 90 dias com um passaporte de no mínimo 6 meses de validade da data de retorno. É preciso estar vacinado contra a febre amarela para embarcar.
Leia mais aqui sobre o visto, vacina e outras informações referentes na Tailândia.
Compre um chip de internet no aeroporto
No aeroporto de Bangkok há vários quiosques que vendem chip com internet ilimitado, alguns com limite de GB, que se usar tudo continua navegando com velocidade reduzida. Para ler qual a melhor operadora e planos clique aqui.
Use Uber pra transporte e Grab como alternativa
Não use tuc tuc nem taxi oficial, o mais barato aqui é o Uber. Mas quando o Uber não estiver disponível, use o Grab. Clique aqui pra baixar pra Android e aqui pra baixar pra IOS.
Cobertura:
- Bangkok: Você vai conseguir usar o Uber fácil. Apenas pra região do mercado flutuante e mercado do trem que você não vai conseguir um, será difícil até conseguir um que te leve lá, mas se conseguir, já negocie a volta por fora. Grab também disponível.
- Ayuttaya: Há uber, mas bem raramente, só conseguimos achar um enquanto estávamos lá. Grab também não estava muito fácil, então acabamos usando Tuk Tuk mesmo ou taxi.
- Chiang Mai: Há muita oferta de Uber. Grab também disponível.
- Chiang Rai: Há oferta de Uber, mas as vezes não tem nenhum online, então use o Grab.
- Krabi: Não há Uber, mas há Grab. Só que pra ir do aeroporto pra Ao Nang é melhor usar as vans compartilhadas, sai mais barato.
- Phi Phi: Não tem carro
- Phuket: Não há Uber, mas há raros Grabs que podem te salvar como nos salvou.
Pra garantir, baixe o Uber também, clique aqui pra baixar pra android e aqui pra IOS. Use o cupom 9suy26p4ue pra ganhar um desconto na primeira viagem.
Moeda e Cambio na Tailândia
A moeda tailandesa é o baht. E em geral R$1 compra 10TBH. Para fazer câmbio procure os bancos SCB e TMB, que possuem guichês de câmbio por toda parte. Notas de 50 e 100 dólares valem um pouco mais do que as notas menores na troca. São cobradas tarifas entre 150 e 180 baht em saques de caixa eletrônico.
Veja aqui a cotação da SCB e Aqui a cotação da TMB. – O valor que vale é o buy, que é eles comprando o dólar de você, quem estiver com a maior cotação, melhor, sinal de que estão pagando mais pelo seu dólar vendido.
Reembolso de IVA na Tailândia
Quando for comprar algo que gaste mais de 2000THB, leve o seu passaporte e procure o selinho azul de VAT Refund for Tourists (VRT) pelas vitrines. Se houver o selo, significa que nestas lojas os turistas têm direito a reembolso de imposto nas compras superiores a 2.000 baht (por compra, não pode somar notas). São 7% de reembolso que você recebe no guichê específico no aeroporto. Antes de despachar a bagagem, vá ao guichê, será preciso mostrar os itens ao fiscal.
Golpes na Tailândia
:: Evite o golpe no Aluguel de motocicletas e “jet-skis”: Turistas alugam motocicletas ou jet skis e, ao retornarem ao locador, ele alega danos e cobra altas quantias a para indenização. Recomenda-se alugar veículos apenas em companhias que aparentem solidez. Em caso de conflito, a Embaixada recomenda avaliar a possibilidade de negociação. Um conflito não solucionado poderá ocasionar queixa do locador à polícia, e o turista estrangeiro poderá ficar em situação desvantajosa. Deve-se evitar deixar o passaporte como garantia, ao alugar veículos. Verifique se a taxa cobrada pelo aluguel de motocicletas, jet skis ou automóveis inclui seguro contra acidentes. Se o turista não tiver carteira de motorista válida para dirigir motocicleta, em caso de acidente a companhia que tenha segurado a motocicleta alugada poderá se recusar a se responsabilizar pelos danos, e o seguro de saúde do interessado poderá não pagar as despesas com eventual hospitalização.
:: Evite o golpe na Compra de Jóias: Procure lojas de boa reputação e não se deixe levar por ofertas de preços irresistíveis. Desconfie de pessoas bem vestidas que abordam turistas em locais como o Grand Palace e templos mais famosos. Normalmente essas pessoas afirmam ser guias oficiais do governo tailandês e informam que a atração está fechada devido a feriado nacional; ao convencer o turista, oferecem acompanhá-lo a outros locais, culminando o passeio com visita a uma joalheria, onde o turista é induzido a comprar joias a preços aparentemente promocionais, muito abaixo do mercado. A loja fornece “certificado de garantia” (falso) e a possibilidade de devolução da joia com retorno de 80 por cento do valor, caso o cliente venha a mudar de ideia no futuro. Normalmente, já de volta ao Brasil, o turista se dá conta de que foi enganado e não tem como retornar a joia.
:: Proximidade: Isso vale pra Tailândia e pra Camboja. Cuidado quando pessoas se aproximarem demais e te tocarem, não deixe dinheiro nos bolsos pois é nessa hora que eles pegam sem você perceber. Guarde sempre o dinheiro em doleiras. Não deixe nos hotéis, mesmo que seja em cofre, fomos roubados assim e não tem nem como provar. O dinheiro deve andar sempre com vc e sempre em doleiras.
Como se vestir e comportar na Tailândia
A cultura tailandesa, valoriza a discrição e o respeito. Evite atos de afeto em locais públicos. Use tons de voz baixos e polidez quando lidar com a população local. Lembre-se que este é um país budista e quando visitar templos, tenha cuidado com as roupas e vista-se de maneira respeitosa.
- Homens: Usem calças ou bermudas abaixo dos joelhos e blusas com mangas.
- Mulheres: Usem vestido ou saia abaixo do joelho, ou calça comprida. Cubra os ombros e joelhos. Não é permitido bermudas, shorts, sandálias de dedo, chinelos, leggins (Leve uma canga e cubra-se como uma saia). Caso a sua roupa seja inadequada para entrar no local, será necessário alugar uma echarpe ou um pano.
- Ambos: Não é permitido entrar nos templos com calçados, devem ser retirados e deixados junto à porta.
Apesar da exigência nos templos, nas ruas é permitido usar roupas curtas, decotadas ou cavadas. Os tailandeses são muito receptivos com os turistas. Se te saudarem, devolva saudando como um tailandês: juntando as palmas das mãos, curvando-se ligeiramente e cumprimentando com ‘sawatdee ka’ (se você for mulher) ou ‘sawatdee krap’ (homem).
- Direção dos pés: É fácil para os ocidentais ofender um tailandês sem saber. Direcionar o pé em direção a outra pessoa é sinal de insulto. Os tailandeses consideram os pés a parte mais suja do corpo. Também é importante evitar colocá-los sobre mesas e cadeiras. Nunca vire a sola dos pés para Bhuda.
- A cabeça é sagrada: Assim como os pés são considerados sujos, a cabeça é a parte mais limpa do corpo. Evite tocar na cabeça de um tailandês, mesmo que se trate de uma criança.
- Respeite a família real: O rei é muito querido entre os seus súditos. Ofender a família real é crime, além de ser desrespeitoso com o povo que costuma receber bem os turistas. Para evitar constrangimentos, evite guardar cédulas de bath no sapato, uma vez que o rosto do rei está estampado nas notas. Não rasgue cartazes ou fotos da família real. O desrespeito à família real é punível como crime de lesa-majestade, passível de prisão.
- Buda não é suvenir: Contenha-se nas feiras e evite levar estátuas de Buda para casa, ou pelo menos evite levá-la nas malas de mão para não ser confiscada no aeroporto. Por ser considerada sagrada, a imagem é proibida de ser comercializada para fins de decoração.
Carteira de motorista na Tailândia
Segundo as leis tailandesas, os motoristas, para dirigir na Tailândia, devem portar carteira de motorista tailandesa. Carteiras de motorista estrangeiras ou carteiras internacionais não são aceitas para dirigir no país.
Empresas de aluguel de automóveis na Tailândia às vezes alugam carro para estrangeiro portador apenas da carteira de motorista de seu país de origem, acompanhada de tradução para o inglês, ou de carteira internacional.
Em caso de acidente, não portar carteira de habilitação válida pode resultar na invalidação do seguro, o motorista então tem que arcar com o pagamento de despesas e até mesmo ser indiciado por direção ilegal.
Monges
- Todo homem tailandês é monge por pelo menos um mês, é como se fosse uma primeira comunhão nossa, mas como a maioria é budista, a maioria da população passa por esse processo, alguns permanecem e se tornam monges por carreira.
- Você verá pessoas fazendo ofertas de comida nos templos budistas. Essas comidas na prática são para os monges e é chamado de fazer mérito, alimentam os monges, pois eles rezam por todos.
- Ser monge exige treinamento, há escolas em que eles estudam inglês, matemática e, obviamente, os ensinamentos de Buda.
Dicas finais para viajar na Tailândia
- Barganhe! Principalmente nos pontos turísticos. Algumas coisas é possível chegar em um valor 5x menor do que o primeiro oferecido. Se você falar que é brasileiro, ajuda bastante pois já sabem que não tem tanto dinheiro quanto americanos e europeus.
- Pagoda: Se refere a um tipo de torre com múltiplas beiradas, comum na China, no Japão, nas Coreias, no Nepal e em outras partes da Ásia. Muitos foram construídos para fins religiosos, geralmente budistas, por isso localizavam-se dentro ou próximo a templos. Em alguns países, pode referir-se a outras construções religiosas. Eles costumam atrair raios devido à altura. Essa tendência fez com que as pessoas os vissem como lugares carregados espiritualmente. Muitos deles têm uma antena no topo, conhecida como “finial”, que tem valor simbólico dentro do budismo, mas também funciona como um para-raios, o protegendo de danos que os raios possam causar.
- Transporte interno: Não use transporte rodoviário para cidades distantes, não vale a pena e você perde muito tempo. Use avião ou trem, e apenas não havendo essas opções, use ônibus. Saiba quais são os aeroportos mais próximos de cada cidade que você vai e quais cias operam seus trechos desejados. Para ler mais sobre isso, clique aqui.
- Comunicação: A linguagem tailandesa é, certamente, uma das mais difíceis do mundo. Mas não se desespere, por lá muitos falam inglês. As pessoas que lidam com turistas falam um inglês intermediário. É possível se virar falando inglês. Se quiser arrancar um sorriso e ser simpático com os tailandeses, cumprimente-os com “sawadika”, se você for mulher e “sawadikap”, para os homens. A palavra pode ser usada em saudações e agradecimentos. Se quiser saber algumas frases básicas, veja esse post aqui.
- Contrate uma ageência brasileira, e tenha facilidade em comunicação, negociação e certeza de não cair em golpe. Veja aqui todos os passeios disponíveis da Thailandiando, que é uma agência de brasileiros na Tailândia.
12 Comments
Milva
novembro 14, 2019 @ 03:12
Phuket e cheio de prostituição e os passeios a maioria te levam num mar de Turistas. O arquipélago de Phi phi vive um turismo Canibal, as praias como a do filme a Praia está até fechada , a praia da ilha dos macacos é uma fila de areia de 2 metros de extensão com milhares e milhares de turistas do mundo inteiro
Ingrid Bello
novembro 19, 2019 @ 15:54
Infelizmente, o que constatei na Tailândia é que ée exatamente como você descreveu. Um mar de turistas para todo lado. COnfesso que me decepcionou bastante =/
markus
janeiro 14, 2020 @ 21:58
não sabem oque falam infelizmente.melhor o Brasil né ,ta certo hipocrisia pura
Ingrid Bello
janeiro 15, 2020 @ 15:43
Olá Markus!
Desculpe, não entendi ao que se refere. De qualquer forma, muito obrigada por visitar o CincoCantos. 🙂
Veronica Melgaço
maio 25, 2021 @ 23:41
Adoramos as dicas
Carmela Brum
junho 30, 2021 @ 09:32
Adorei as dicas!
Angelica Costa
julho 13, 2021 @ 12:18
Li tarde demais, cai em várias dessas furadas, quem me dera ter lido antes de ir.
Kaylene
julho 28, 2021 @ 14:05
Amei as dicas!
Bruna Marques
agosto 4, 2021 @ 20:10
Eu teria evitado algumas se tivesse lido aqui antes.
Vanessa Fois
setembro 28, 2021 @ 04:57
Perfeito!
Lilla Dias
outubro 15, 2021 @ 18:15
Que arrependimento de não ter lido antes.
Liliana Lins
outubro 25, 2021 @ 21:50
Adorei esse artigo. Muito Bom.
Leave Comment