Raramente os viajantes escolhem visitar Siem Reap como destino único. Normalmente estão de viagem marcada para Tailândia ou países próximos e decidem dar uma esticada em algum outro país próximo. Se você é um desses, já te adianto que sua lógica está certíssima!
Não é necessário mais de 3 dias para conhecer Siem Reap, a menos que queria realmente fazer uma viagem mais detalhada e imersiva. Nós ficamos 5 e confesso que achamos um pouco demais para quem tinha o objetivo de apenas visitar os templos e conhecer um pouco da cultura, mas caso você queira ficar mais do que 3 dias, no final do post tem umas indicações do que incluir pra preencher os dias.
Vou te passar um roteiro super otimizado pra aproveitar muito bem 3 dias inteiros por lá. Mas antes, aquele nosso mapa esperto.
Roteiro em Siem Reap de 3 dias
Já vou começar considerando que você já chegou, já passou pela imigração, pagou o visto, comprou o chip na chegada (Vê aqui como compra chip de internet lá) e já está alojado.
Se você ainda não definiu onde vai se hospedar, segura essa lista de indicações das melhores regiões e hotéis – Clica aqui pra ver.
Meninas: Lembrem de levar um lenço pra tapar os ombros nos templos. Mas não vá toda tapada, se não você vai derreter.
:: Dia 1: Pequeno circuito
Fechar com um tuk tuk o valor pra fazer todos esses pontos. Pagamos 15Usd pelo dia para nosso motorista. Mas negocie mesmo! O preço pode cair mais da metade.
- Comprar os ingressos dos parques no centro turístico: 62USD por pessoa o passe de 3 dias
- Passar pelos Portões em Ruinas
- Ta Prohm Kel: pequeno, com uma torrinha de arenito só, e costumava formar a capela de um dos hospitais do rei Jayavarman VII.
- Phnom Bakheng: Ou Bakheng Hill, um dos primeiros grandes templos construídos na região, com bela vista pra Angkor. Depois, entre pelo South Gate e continue até o monumental Bayon.
- Angkor Thom: A última capital do império Khmer que abriga o Bayon, Baphuon, o Terraço dos Elefantes, o Terraço do Rei Leper e Prah Palilay.
- Baphuon: uma representação simbólica do Monte Meru que fica 200m a noroeste do Bayon.
- Bayon: Templo das faces. Construído sob o governo de Jayavarman VII, é um templo budista com alguns elementos hinduístas. O mais marcante são os enormes rostos da Avalokiteshvara, uma das figuras mais populares do budismo – há 51 torres no Bayon, cada uma com quatro rostos.
- Terraço dos Elefantes: situado na Praça Real de Angkor Thom era usado para a realização de cerimônias públicas.
- Terraço do Rei Leper: a norte do Terraço dos Elefantes está a plataforma que abriga uma estátua nua, um dos mistérios de Angkor.
- Prah Palilay: templo dedicado ao budismo ao norte do Baphuon.
- Mangalartha
- Thommanon e Ta Keo:Impressionam, no local, o grau de conservação das ruínas, as belas torres pontiagudas e também os trabalhos artísticos em relevo das belas divindades femininas.
- Almoço em Ta Keo (Onde a maioria dos guias param, bem meia boca e não foi barato – 17 USD para dois. Sugiro levar lanches e não parar para almoçar)
- Ta Prohm: Templo do Tomb Raider. Fique com a sensação de explorar uma cidade perdida nesse templo tomado por raízes de árvores grossas, e engolido pela floresta. Erguido em 1186 em homenagem à mãe de Jayavarman VII, ele é cheio de torres, pequenos pátios e corredores apertados. Não deixe de conhecer a parte interna do templo budista dedicado à mãe do rei Jayavarman VII, onde o concreto e a natureza se “encaixam” perfeitamente.
- Banteay Kdei: Possui duas entradas de tão grande que é. Um antigo monastério budista de Jayavarman II ricamente decorado.
- Stah Srang: Do outro lado de Banteay Kdei. Um grande lago com uma plataforma que abriga esculturas de leões e serpentes.
- Angkor Wat: O mais famoso dos templos, cartão postal do Camboja. Sugiro fazer por último pra não pegar tão cheio. Às 16h40 já é um bom horário. O sol não se põe ali, mas a luz fica linda de todo jeito.
- Voltar para o hotel – tomar um banho, você estará desejando isso.
Noite
- Tome chopes de 0,50usd na PUB Street e prove spring roll cru
- Pegue um tuk tuk até a Fresh Fruit Factory e peça um Sorvete de manga com maracujá. (veja se ainda dá tempo)
- Na noite, vá no Le Tigre de Papier, Temple Bar ou qualquer outro barzinho da PUB
- Feche o dia comendo algum petisco e batendo perna no Night Market ou Jante no Café Indochine
:: Dia 2: Siem Reap – Grande circuito
Nesse dia pagamos 20usd de tuk tuk pra fazer tudo. No final demos mais 5usd de gorjeta.
- Baphuon
- Prasat Preah Palilay
- Preah Khan: Templo dedicado a Brahma, Buda, Shiva e Vishnu . Um dos projetos mais ambiciosos do Rei Jayavarman VII e também uma das construções mais significativas do império Khmer. Funcionou como uma grande universidade budista, onde atuaram mais de mil professores.
- Jayatataka/ Neak Pena: Ponte longa e templo com espelhos d’água
- Pre Rup: Templo dos elefantes nas quinas
- Banteay Kdei
- Terrace of the Elephantes
- Parada para Sucos e smooth no Bio LAB
- Hotel pra tomar um banho e sair
Noite
- Parada no King’s Road
- Chopes no Easy Speaking
- Janta no Try me
- Sorvete no Blue Pumpkin
- Massagem pra fechar o dia
:: Dia 3 – Templos afastados
Negociamos em 20usd também, pagamos 25 no final pois o menino era muito bonzinho.
- Bloom café: Prove os maravilhosos Cupcakes.
- Banteay Srei: Mais longe. Formado por três torres, rochas avermelhadas com desenhos 3D gravados e diversas divindades, que acredita-se terem sido talhadas por mulheres. O nome que significa ‘cidadela da mulher’.
- Museu das Land mines
- Phnom Bok: 17 km a leste de Angkor. Escadaria de 635 degraus. Suba com água e beba um coco na descida. Mas de boa, sei se vale a subida não, é escada pracarai! Tem uma vista estarrecedora para o Lago Tonle Sap e plantações de arroz, mas confesso que eu tava tão cansada que só quis sentar mesmo hahaha
- Banteay Samre Temple: Foi erguido no mesmo estilo de Angkor Wat. Vá nesse se sobrar tempo e fôlego.
- Volte e faça uma massagem de respeito no Lotus Dream SPA – 12usd corpo inteiro
Noite
- Janta no Slak Moan: Comer uma carne de canguru
- Old Market: Prove umas friturinhas, se não tiver de noite, volte de manhã que terá.
- Gelato Lab: Pra tomar um sorvete na melhor sorveteria da cidade
- Massagem
Dias de viagem para dias extras em Siem Reap
Se você se esgotar dos templos e quiser fazer outras coisas, sobrar tempo, tiver dias extras ou algo do tipo, seguem sugestões:
- Wat Preah Prom Rath e Wat preah an sang tuk: Templos dentro da cidade, rapidinhos de visitar.
- Angkor Silk Farm: Pra ver como se fabrica seda desde o nascimento das lagartas.
- Phare: O Circo do Camboja. Uma oportunidade de conhecer – e apoiar – um projeto social sério que transforma crianças e adolescentes carentes de Siem Reap em grandes artistas.
- Museu Nacional de Angkor: O lugar ideal para quem deseja conhecer a história do Império Khmer em detalhes – a civilização que dominou grande parte do Sudeste Asiático
- Kompong: Uma vila flutuante próxima a Siem Reap. Conhecer uma aldeia local e o lago Tonle Sap (a melhor época para a visita é de Julho a Setembro) conhecido como o Grande Lago do Camboja, passeio em barco para conhecer as ilhas flutuantes e a rotina de seus moradores.
- Chong Khneas: Outra cidade que flutua.
No Comments
Leave Comment