Se em sua visita ao Douro busca um local acolhedor de frente para o rio, com atendimento a não por defeito e pratos a pedir por mais, siga essa dica.

Restaurante Gato Preto

Inserido na belíssima paisagem do Douro, com culinária tradicional portuguesa, o Restaurante Gato Preto já é ppeça fundamental da cena gastronomica de Peso da Régua há 40 anos. A casa iniciou seu funcionamento na época que os Rabelos ainda alinhavam no cais.

Com uma sala climatizada – que é um alívio nos dias quentes de verão – e com espaço para atender mais de 50 pessoas por vez, é uma escolha sem erro para uma refeição pela cidade.

Diferenciais da casa

A equipe possui como objetivo servir boa comida sempre a partir de ingredientes frescos e da estação.

Os pratos são feitos com matéria prima dos mercados locais, garantindo frescura e sabor

As especialidades da casa são o Cabrito, as Tripas, a Alheira, as Lulas Grelhadas e o Bacalhau Assado.

Quando visitar

O restaurante Gato Preto funciona de Quarta a Segunda de 12h às 15h para o almoço e de Quarta a Domingo de 19h as 22h30 para o jantar.

Ou participar de algum jantar ou evento especial na casa, como o que participamos e contamos a seguir. Fique de olho na página do Instagram deles.

Nossa Experiência no Restaurante Gato Preto

Tivemos o prazer de conhecer o restaurante em um jantar especial que foi feito com foco na culinária Francesa. Após esse, também foi feito um com foco na culinária Italiana, e já havia previsão de seguintes para gastronomia espanhola e grega.

O jantar iniciou com aperitivos de boas vindas, acompanhados de um vinho que vocês precisam provar! Foi a primeira vez que experimentamos e já entrou na nossa lista de favoritos – os vinhos da Mãos e Irmãos.

De entrada provamos três diferentes pratos e entre eles uma sopa de cebola divina! A sopa de cebola gratinada é uma especialidade tradicional da culinária de França, que para chegar a perfeição é preciso iniciar fritando em manteiga rodelas muito finas de cebola até ficarem castanhas e reduzirem o volume, para ao fim cobre-se com fatias de pão torrado ou similares.

Após recuperar fôlego, partimos aos pratos principais: Um foie gras de comer rezando – é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de ganso ou pato.

Depois do Foie Gras, era difícil imaginar que conseguiriam trazer algo mais saboroso, mas o prato seguinte foi um Galo ao vinho e não decepcionou. Mesmo o estomago dizendo que bastava, foi impossível não comer quase o pote inteiro.

A sobremesa não foi esquecida, e pudemos provar um mix de tortas, combinados muito bem com um physalis e uma cama crocante para um sorvete que foi a finalização perfeita para um jantar perfeito.

Foi nossa primeira experiência na casa e pudemos comprovar que desde o atendimento até a execução dos pratos há uma atenção aos detalhes que beira o perfeccionismo.

Ficamos curiosos para voltar a provar toda a carta, e nos despedimos tristes por saber que será difícil provar novamente um foie gras, uma sopa de cebola, um galo ao vinho e sobremesas tão bem executadas como essas novamente.

Nosso pedido é que entrem definitivamente na carta e que assim possamos voltar e repetir!

Por aqui é possível ver toda a carta do restaurante e já planejar sua visita conhecendo cada detalhe desse restaurante imperdível pelo site deles.

Onde fica