O Concelho da Maia é parte integrante do Douro Litoral, uma região em que a arte do bem cozinhar é famosa até no outro lado do Atlântico. Os maiatos possuem uma gastronomia que mesmo sendo requintada nos remete à casa, o que é um prato cheio para os amantes da boa mesa e nos faz colecionar momentos memoráveis.
A Câmara da Maia conhece melhor que qualquer entidade o potencial de suas terras, mas o seu objetivo é que você conheça também.
Pensando nisso, criou-se uma ponte entre a tradição e a inovação gastronômica com um projeto batizado de Malga. O projeto nos presenteia com uma boa porção de inspiração o que pode ser feito a partir de produtos locais de qualidade.
O objetivo do projeto é trazer ao conhecimento os saberes e sabores da Maia, divulgar a tradição e potencial gastronômico do concelho, evidenciando suas singularidades e os produtos que nascem e fazem parte daquelas terras.
O projeto foi dividido em uma série de eventos online, mas também em quatro momentos presenciais: Começar, Provar, Piquenicar e Bebericar.
Dinâmica e Ingredientes utilizados
Em cada evento foram convidados reconhecidos chefs, bartenders, e escolas de cozinha de destaque no cenário gastronômico de Portugal. Eles foram desafiados a preparar pratos surpreendentes a partir de um cabaz de produtos locais como hortícolas, frutícolas, laticínios, flores comestíveis, ervas aromáticas e condimentares, aves e outras carnes, ovos e vinho.
Os resultados foram receitas criativas e inovadoras, mas que ao mesmo tempo podem ser preparadas nas casas de todos nós, como caldos, sopas, cremes, saladas, pastas, compotas, doces, águas aromatizadas, batidos e sumos naturais.
Aos curiosos: Uma malga é um recipiente tradicional em Portugal, geralmente usado para o consumo de sopas ou líquidos. Toda tasca típica por aqui tem pelo menos uma malguinha dessa, que representa um pouquinho da tradição e cultura gastronômica de Portugal.
MOMENTO COMEÇAR
O primeiro evento presencial foi realizado na Quinta da Gruta.
A chef Teresa Mendes preparou um brunch, com ingredientes fresquinhos da Maia.
Deixamos o vídeo oficial do evento acima, para dar aquele gostinho e incentiva-los a experimentar os sabores da Maia.
E aqui tem as receitas desse evento para tentarem em casa. Cliquem nas imagens para ver melhor.
Chef Teresa Mendes, docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, especialista em Arte, Cultura e Alimentação e bolseira de investigação na área de Turismo Sustentável, autora de inúmeras recriações histórico gastronómicas e dinamizadora do projeto T Cooks, um projeto educativo de exploração e partilha de novos equilíbrios e novas formas de pensar os alimentos, onde os índices de satisfação estão a par com os de uma alimentação saudável, sustentável e inclusiva.
Aqui um pequeno videozinho com o que achamos do evento.
MOMENTO PROVAR
O segundo momento foi realizado na Quinta da Camposa, onde tivemos o prazer de acompanhar.
Foi dinamizado pela Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, uma doçura de pessoa, e que ao olha-la cozinhar já percebemos que os ingredientes principais são a paixão pelo que faz e por ensinar essa arte.
Ela nos confecionou vários pratos com produtos endógenos, como os nabos, as nabiças, os cogumelos e a abóbora.
Os pratos apresentados foram: o caldo de nabos, a fritada de cogumelos com queijo fresco, o creme de abóbora assada e lima, as papas de nabiça com poejo e uma deliciosa tigelada de sobremesa.
Além de provarmos os vinhos locais, a chef preparou também uma água aromatizada com ervas e citrinos que merece ganhar espaço nas suas tardes.
Provamos pratos que aparentavam ser simples, com ingredientes locais, mas que ao experimentar, foram uma explosão de sabores!
Saber exatamente os temperos e detalhes a mixar de forma não vulgar e surpreendente é definitvamente o super poder da Lígia.
Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, também responsável pelo Club Master Cook, autora de inúmeros trabalhos de criação de menús e desenvolvimento de ofertas gastronómicas locais.
MOMENTO PIQUENICAR
Em seguida foi realizado um piquenique no Parque de Avioso, sob a inspiração da Chef Lígia Santos novamente, que prepararou um lanche campestre.
O pratos preparados foram: folhados de frango do campo, uma tosta rústica com queijo fresco, quiche de cogumelos e cebola, sanduíche de pão doce, uma salada de rosbife com mostarda e mel, lidadores e um sumo de laranja, cenoura e gengibre.
Aqui há algumas imagens do evento.
Bebericar
O último momento será abrigado pelo Alojamento Local Rustic House, na freguesia de S. Pedro Fins. Esse evento será dinamizado pelo bartender Mário Valério, reconhecido e experiente especialista em bebidas e cocktails, em parceria com a querida Chef Lígia Santos.
Os dois prepararão um Informal Drink de fim de tarde, apenas com produtos das terras da Maia.
As bebidas servidas serão a sangria do campo, os cocktails da terra, um cremoso de mel e mirtilo, a água aromatizada, os sumos da horta, acompanhados de umas tostas de pão doce com ovos e presunto, um torricado com compota de cebola e cogumelos, uma bola de carne do campo, uma salada fresca com flores comestíveis e uma espetada de rabanada com morangos e mirtilos.
O projeto foi promovido pela Litoral Rural e a Câmara Municipal da Maia com o apoio da Cooperativa Agrícola da Maia, CRL e o Rancho Regional São Salvador de Folgosa.
No Comments
Leave Comment