Dos entrevistados, 85% afirmaram que foi no Porto que se sentiram mais felizes, quando comparado com outras cidades.

Com todo merecimento, o Porto está colecionando prêmios. Entre eles, merecem destaques:

  • Prêmio de Melhor Destino Europeu em 2012
  • Prêmio de Melhor Destino Europeu em 2014
  • Prêmio de Melhor Destino Europeu em 2017
  • Prêmio de melhor aeroporto da Europa na sua categoria, para o Aeroporto do Porto
Leça do Balio

E agora é também reconhecido como a cidade dos turistas mais felizes e satisfeitos.

Quem garante isso é um estudo do Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG), que foi realizado no final de 2018 com centenas de visitantes portugueses e estrangeiros que estiveram na cidade. Foram entrevistados turistas de 48 distintas nacionalidades, entre eles os alemães (12,5%), brasileiros (10,5%), franceses (8,3%) e britânicos (7,9%).

O objetivo do estudo era avaliar o grau de felicidade dos turistas ao visitar a cidade, perceber que sentimentos desperta a cidade do Porto nos visitantes e, ao mesmo tempo, compreender o que os turistas procuram ao visitar o Porto.

Segundo os coordenadores do NIDISAG e autores do estudo, os pesquisadores Ana Pinto Borges e Elvira Pacheco Vieira, eles desenvolveram, ao longo dos últimos anos, vários estudos relacionados a grandes eventos na cidade e perceberam, ano após ano, que o número de visitantes estrangeiros aumentava significativamente, muitas vezes devido à reputação da cidade no cenário internacional. Por esse motivos, eles queriam entender quais pontos de interesse eram mais atraentes para os turistas, quais eram as motivações e se de fato a cidade estava atendendo às suas altas expectativas. Os resultados excederam as melhores previsões.

Quando questionados sobre o que os atraiu mais ao Porto, os motivos mais mencionados foram:

  • Culinária – “Saborear a gastronomia e conhecer os chefes portugueses” – Classificação 4,21 de 5;
  • Descanso – “Relaxar/ Descansar” – Classificação 4,15 de 5;
  • Explorar – “Visitar património/ Monumentos/ Museus” – Classificação 4,1 de 5.
Jardins do Palácio de Cristal - Porto, Portugal, Europa
Jardins do Palácio de Cristal

Foi constatado também que a média de permanência na cidade entre os entrevistados é de 4,9 noites.

Uma das informações mais legais, foi constatar que quase metade (42.94%) dos turistas entrevistados informou que escolheu conhecer o Porto para poder visitar as caves do vinho do Porto.

Mas será que eles estão voltando satisfeitos? A pesquisa revela que sim! Dos entrevistados, 90% informaram um alto nível de satisfação com a cidade, e quando comparado com outras cidades, 85% deles informou que foi no Porto que se sentiram mais felizes.

Os alemães, brasileiros e holandeses estão no TOP 3 dos turistas mais satisfeitos. Ao pedir que caracterizassem a sua experiência geral na cidade, foram mencionados adjetivos como ‘emocionante’, ‘divertida’ e ‘inesquecível’ , justificando a alta intenção de retorno (77,25%).

Cais de Gaia

Perguntaram pra eles também sobre a percepção de felicidade em torno deles, e os entrevistados informaram que sentiam que as pessoas estavam felizes durante sua permanência na cidade, uma classificação de 4,25 de 5.

O estudo foi intitulado ‘Porto versus Bem-Estar’, e foi realizado com base em 1253 entrevistas com visitantes nacionais e internacionais, que estiveram no Porto em outubro de 2018. O objetivo principal foi avaliar o nível de satisfação da cidade do Porto, como bem como o nível de bem-estar fornecido durante toda a estadia.

O Porto não é somente a terra dos turistas mais felizes, é também dos moradores mais felizes. Veja aqui meu relato de como é viver no Porto.