É claro que hoje em dia se vestir para um voo não significa automaticamente que você receberá um upgrade, mas isso não é desculpa para se vestir como um universitário atrasado para a aula de segunda-feira de manhã.
Eu entendo, os voos são longos, os assentos são desconfortáveis. Você quer usar algo flexível e não se sentar em botões por oito horas. Você acha que, porque você não vai de acomodar bem nas próximas horas, você não deveria se incomodar em usar nada justo. Você sente que está sendo tratado de maneira indigna, então deve pelo menos ser livre para se vestir dessa maneira.
Mas há uma diferença entre parecer desleixado e estar confortável – você pode parecer arrumado e ainda ser aconchegante.
Aqui estão cinco razões pelas quais você deve se vestir bem em um voo.
Você pode obter um Upgrade
Hoje em dia, a maioria dos voos estão lotados, mas nos raros casos em que não estão, estar mais bem vestido do que todos os outros passageiros lhe dará uma vantagem.
Nós as vezes viajamos de primeira classe com benefícios e há uma exigencia de vestimenta condizente, não nos concedem o benefício se não estivermos vestidos de forma elegante.
Quando o fundador da AirFareWatchdog.com, George Hobica, perguntou diretamente a um agente do portão se eles teriam maior probabilidade de atualizar alguém que estava bem vestido, a resposta foi: “Sim, quanto mais bem vestido você estiver, maior a probabilidade de conseguir aquele assento. Não vou colocar alguém de chinelos na frente dos nossos melhores clientes.”
Você economizará espaço na sua mala
Se você está trazendo moletons e roupas desleixadas que não planeja usar novamente em sua viagem, está desperdiçando um espaço precioso na mala.
Usar itens mais pesados como botas e suéter não é apenas uma economia de espaço, mas prático: você pode planejar outras roupas em torno desses itens e, assim, ter mais conjuntos enquanto embala menos roupas.
Você vai se sentir melhor consigo mesmo
Além de nunca saber quem você pode encontrar em um avião, você se sentirá melhor assim que pousar – já desembarcou na Europa usando Crocs?
Você também está dando um passo para tornar o voo uma ocasião especial novamente – e você não pode me dizer que viajar não é motivo de comemoração.
Você tornará o trabalho mais agradável para o comissário de bordo
Os aviões são o local de trabalho dos comissários, e demonstrar respeito e honra pelo trabalho deles não custa nada.
Ninguém quer atender alguém em shorts de basquete e chinelos sujos, ou até andando descalço durante o voo (porque também é bem nojento!).
Você é tratado pelo que parece
Atualmente há uma vertente que demoniza uma atitute instintiva que já nos acompanha desde os primeiros hominídeos, o julgamento pela aparência. Mas pensa junto comigo:
Um julgamento é feito a partir das informação que temos, e no caso dos humanos a visão é o sentido normalmente mais utilizado para obter informações. Até comida a gente julga pelo visual, apesar do paladar ser muito mais importante, por exemplo.
O visual é importante principalmente em situações onde não é possível convidar uma pessoa pra um café e um bate papo de duas horas, é fato que te julgarão pelo que você aparenta ser. Os funcionários do aeroporto, da companhia aérea e também da imigração, assim como os demais passageiros não possuem tempo pra te conhecer intimamente e te julgar, eles então te julgarão pela aparência.
A maior parte dos julgamentos que fazemos são subconscientes. Aprendemos na base da repetição e a gente julga tantas vezes durante a vida que isso se torna automático, e necessário! Essa é uma das formas de reconhecermos o risco.
A gente conhece milhares de pessoas ao longo da vida e conhecendo mais ou menos, tiramos conclusões a respeito delas. Só que pra grande maioria dessas milhares de pessoas, a informação principal que você tem é a aparência.
A sua aparência define quem você é, a que tribo pertence, que expectativas, direitos e deveres estão relacionados a você. Todos os atendentes, principalmente os da imigração, olharão pra você e pensarão que você é igual a todos os clientes que estavam vestidos de forma igual. Mesmo que eu você não queira, as pessoas te julgarão e te darão o tratamento conforme a sua aparência.
Minha dica para vôos é: Se você pretende ser bem tratado, vista-se decentemente, com modéstia e elegância.
Eu levo essa orientação para a vida e já fiz diversos testes em lojas, bancos e também vôos. Quando me visto de forma desleixada, com moletons ou roupas que informavam que eu não era ninguém eu acabava por ser tratada com nenhuma atenção especial. Quando me visto de forma elegante e sem vulgaridades, o tratamento é exatamente o oposto, sempre somos tratados com atenção especial, mesmo que não nos conheçam.
Vale lembrar que, em última instância, nada do que é aconselhado acima pelos profissionais da área é uma obrigação. Mas assim como todo “sacrifício” tem recompensas, todo conforto tem seu preço. Há e sempre haverá a liberdade pra se comportar, e se vestir, da maneira que se deseje, mas lembrando que todas nossas escolhas têm consequências.
No Comments
Leave Comment