O Uruguai é um prato cheio para quem busca boas experiências gastronômicas. Descubra aqui o que comer e beber no Uruguai de típico, desde os pratos mais caseirinhos aos doces típicos.

Toda gastronomia típica de um destino desempenha um papel importante na cultura do seu povo, e eles nos contam quais são os frutos mais abundantes daquela terra, qual o clima daquela região e até mesmo suas crenças.


A gente já fez pra vocês um roteirinho esperto do que fazer em seis dias pelo Uruguai, mas não podia faltar meu assunto preferido – O que não deixar de provar, O que comer no Uruguai!

Vamos a nossa lista sem blá blá blá?

O que comer no Uruguai – Comidas típicas

Milanesas

Você vai achar em praticamente todos os lugares do Uruguai, e apesar de não ser tão diferente pra nós, é um prato super típico do país. Os pratos mais incrementados podem acompanhar ovos, salada, presunto, bacon, e principalmente batata frita.

Chivito

Um dos pratos mais famosos, é um lanche, um sanduíche que leva filé, salada, bacon, presunto, queijo e ovos, e muita batata frita. Uma bomba calórica que pode ser encontrada em 99 a cada 100 bares e restaurantes que você encontrar.

Pancho

É parecido com o nosso cachorro quente e pode ser bem incrementado em alguns lugares. Tradicionalmente leva só maionese e ketchup, e a salsicha é grelhada e não cozida como no Brasil. A salsicha costuma ser sempre maior que o pão.

Empanadas

Famosa em vários países da América do Sul, também são típicas no Uruguai. É possível encontrar com recheios variados e até doces.

Assado ou parrilla

O Uruguai é famoso pela carne, e é claro que o resultado seria um churrasco de primeira. Lá eles chamam de assado e são servidos nas Parrillas, que são as churrascarias.

Eles servem os cortes tradicionais, mas se você quer provar algo típico mesmo, aventure-se e você prove são os miúdos feitos no churrasco – chinclulines (tripas), riñones (rins), molleja (uma glândula do pescoço). Eu provei e gostei de quase todos.

A grande diferença que podemos notar do churrasco uruguaio para o gaúcho é que o Rio Grande do Sul assa pedaços inteiros sobre o fogo de carvão ou lenha, e usa mais espeto. No Uruguai eles cortam mais a carne e assam em grades (que possui o nome parrilla, dai a origem do parrillada) sobre brasas de lenha.

COmer uma parrillada é quase um evento, tente sentar perto pra ver o churrasco sendo feito.

Sugestões de lugares pra comer uma boa parrillada:

  • La Pulpería, em Punta Carretas: Frequentado por locais, boa comida e a preço justo.
  • La Otra, em Pocitos: Mais central, não é pega turista e possui boas carnes.

Té completo

É um costume Uruguaio o chá completo, que é como um café da manhã estilo Hotel, com sucos, pães, geléias e outros quitutes que variam de estabelecimento pra estabelecimento.

Separe uma tarde pra relaxar e passar por essa experiência.

Outros

  • Pizzas retangulares;
  • Nhoque e outras massas,
  • Chajá – Um Bolinho de pêssego e baunilha tradicional.
  • Scones – Um pãozinho com manteiga típico.

O que beber no Uruguai – Bebidas Típicas

Medio y Medio e Assado

Clássica, típica e fácil de achar – mas nada barata. É uma mistura de vinho branco seco e espumante.

Mate

Semelhante ao nosso mate gaúcho, mas a erva é um pouco mais amarga e é servida numa cuia menor.

Experimentar o mate uruguaio é uma forma de entender um pouco a cultura e tradiçao deles. Se você gosta e tem costume de tomar, é possível levar uma cuia e bomba tradicional.

Além de ajudar a aquecer, apreciar a bebida é também uma forma de entender um pouco mais da cultura da região. Vale a pena adquirir cuia e bomba, ainda que fique de enfeite na prateleira depois.

VINHO DE TANNAT

É a uva mais famosa na região. Não deixe de provar uns vinhos que você só consegue provar no país pois muitos nem sobram pra exportar.

Cervejas

As mais famosas são a Patrícia, Zillertal e Norteña. A Mastra é uma das artesanais mais fáceis de achar.


Doces e Sobremesas

Dulce de leche

O Doce de leite uruguaio é super famoso, e é claro, tudo que foram inventando a partir dele.

As marcas mais famosas nacionais são a Conaprole e a Lapataia. Mas sugiro que você prove as mais desconhecidas e locais também, podem te surpreender.

Você pode provar os sorvetes de doce de leite – se não virar diabético aqui, não vira mais! Haha – As gelaterias de rede e famosas vendem, mas sugiro buscar a La Cigale ou a Arlecchino.

Alfajor

Eu falei do tudo mais que foi inventado com o doce de leite, né? Então! O alfajor é um imperdível no Uruguai. Sei que muitos acabam achando que o argentino é melhor por talvez ser mais famoso, mas confesso que foi aqui que comi os melhores.

Procure os da marca Minas, fora os que mais gostei, a massa era leve e não eram nada enjoativos, trouxe uma mala cheia deles e descartei todos os Havannas!

Medialuna

Como um croissant francês, mas um pouco mais adocicadas. Você vai encontrar fresquinhas em qualquer café.


Dicas extras sobre comer no Uruguai

Tamanho das porções: Em geral, os pratos e porções são exagerados. Se você costuma comer pouco, avalie dividir o prato principal e comer mais uma entrada ou petisco.

Los cubiertos: No Uruguai, é muito comum a prática de cobrança de los cubiertos. Pra você que não faz ideia do que se trata, como nós não sabíamos, é uma taxa de arrumação da mesa – PASMEM. Não é couvert não, é taxa de arrumação da louça, toalha da mesa e tudo que envolve esse trabalho. O pagamento do Cubiertos é obrigatório, e é uma taxa diferente da propina.

Propina: A propina é a gorjeta do garçom, a taxa de serviço (No Brasil costuma ser 10%, nos EUA 20% e por aí vai). No Uruguai essa taxa de serviço é facultativa, diferente dos cubiertos.

Desconto de IVA: Use seu cartão de crédito, débito, ou pré-pago internacional para pagar as refeições, porque o governo uruguaio devolve 22% do valor gasto, que é referente ao IVA. Mas não esqueça que esse desconto acaba sendo um pouco reduzido pela cobrança de IOF de 6,38% que incide sobre todas as compras internacionais em cartão, e também tem o câmbio aplicado pelo banco que pode ser um pouco superior ao valor trocado nas casas de câmbio. Ainda assim, mesmo com IOF e câmbio desfavorecido, pagar com cartão internacional vale a pena pois o desconto supera.

Cartões aceitos: Em muitos lugares do Uruguai, os estabelecimentos só aceitam cartão de bandeira Visa. Se você estiver usando cartão para ganhar desconto de IVA, avalie se o estabelecimento aceita sua bandeira antes de entrar. Para o desconto do IVA você pode usar qualquer bandeira, pois estará elegível para a devolução, com a única diferença que usando o Visa o desconto é feito na hora, e usando Mastercard o estorno só aparece no futuro, na fatura.