Até recentemente, a maioria dos museus estatais em Copenhague eram totalmente gratuitos para visitar, o que tornava possível passar um dia inteiro de turismo com um orçamento super apertado.

Mas, graças aos recentes cortes do governo, muitos desses museus agora cobram taxas de admissão. No entanto, nunca temos medo de um desafio, então decidimos criar um guia de museus e galerias em Copenhague que ainda são totalmente gratuitos para visitar.

De peculiares exposições de arte moderna a belas casas antigas repletas de esculturas, ainda há muitas atrações culturais divertidas para desfrutar em Copenhague sem gastar uma única coroa.

Os cinco melhores museus gratuitos de Copenhague

  • A coleção de Davi
  • O diamante negro
  • Møstings Hus
  • Glyptoteket (somente às terças-feiras)
  • Museu Thorvaldsens (somente às quartas-feiras)

Todos os pontos de interesse estão no nosso mapa de Copenhagen pra você usar até offline. Veja tudo que escrevemos sobre Copenhagen aqui.


Ainda não sabe onde se hospedar em Copenhagen? Veja aqui onde ficamos (e amamos pelo preço e pelo lugar) e outros lugares que indicamos: Onde se hospedar em Copenhagen

Museus e galerias sempre gratuitos

Existem alguns museus em Copenhague que oferecem entrada gratuita um dia por semana, geralmente às terças ou quartas (veja abaixo), mas também há alguns que são gratuitos para visitar o tempo todo.

A coleção de Davi

A Coleção David, localizada em frente aos Jardins do Castelo de Rosenborg, é provavelmente o melhor dos museus que oferecem entrada gratuita.

Ele contém uma impressionante coleção de arte islâmica, bem como alguns móveis e pinturas do século XVIII de toda a Europa, e uma coleção de esculturas, pinturas e cerâmicas posteriores de artistas dinamarqueses.

 As obras aqui foram coletadas por um advogado local chamado Christian Ludvig David, que morreu em 1960, e a galeria ocupa sua antiga casa.

Kronprinsessegade 30-32 | ter-dom 10h-17h (até 21h na quarta) | davidmus.dk

Vale a pena comprar o Copenhagen Card?

Leia este guia para ver quanto você pode economizar durante sua viagem!

Møstings Hus

A oeste do centro da cidade de Frederiksberg fica Møstings Hus – uma antiga casa de campo transformada em espaço de exposições. Frente a um lago e algumas árvores maduras, parece um pouco deslocado entre os apartamentos e lojas nas proximidades.

Aqui acontecem pequenos concertos e lançamentos de livros, mas o principal motivo para visitar é conferir uma das seis exposições anuais de arte. É tudo contemporâneo, abrangendo desde desenhos e pinturas até instalações sonoras. A galeria é sempre gratuita para visitação.

Andebakkesti 5 | ter-dom 11h-16h (fechado em julho) | moestingshus.dk

Catedral de Copenhague

Há um pequeno museu de visitação gratuita na catedral de Copenhague, que os moradores conhecem como Københavns Domkirke. O assunto muda a cada ano (pinturas foram mostradas aqui, e houve uma vez uma exposição sobre o filósofo dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard).

No momento em que escrevo, uma exposição chamada O Retrato do Bispo apresenta uma pintura do atual bispo de Copenhague pelo artista Frantz Nicolaus Klindt Nielsen. Contanto que não haja culto na igreja, você também pode dar uma olhada na catedral.

Nørregade 8 | Qua – Sex meio-dia – 16h; Sáb 12h30–16h | domkirken.dk

O diamante negro

Não sendo bem um museu, mais uma biblioteca, o Black Diamond ainda merece uma visita por suas exposições, eventos e pela impressionante arquitetura do próprio prédio.Projetado por Per Kirkeby, este enorme edifício de vidro preto brilhante espelha o mar e abriga manuscritos e cartas de Hans Christian Andersen , bem como uma coleção de 2.000 livros do botânico Carl Linnaeus.

Também oferece concertos, palestras e exposições de nomes como Nick Cave e Jonathan Safran Foer. Embora a maioria dos eventos e concertos sejam pagos, a entrada no prédio em si é gratuita – então vá até a orla e confira o que está acontecendo.

Placas de Søren Kierkegaards 1 | Seg a Sex das 8h às 21h, Sábado das 9h às 19h. | http://www5.kb.dk/en/dia/besoeg/index.html


Museus que são gratuitos às terças-feiras

Glyptoteket

A família por trás da marca de cerveja mais famosa da Dinamarca, Carlsberg, ficou realmente muito rica. Glyptoteket é uma prova de quão rico.

É o lar de uma incrível variedade de arte e antiguidades, incluindo múmias egípcias e estátuas gregas, sem mencionar algumas impressionantes obras impressionistas francesas de artistas como Gauguin , Cézanne e Monet .

Geralmente custa 115 DKK para entrar, mas você pode visitar gratuitamente às terças-feiras.

Dantes Plads 7 | Tues–Sun 11am–6pm, Thurs 11am–9pm | glyptoteket.com


Museus que são gratuitos às quartas-feiras

Museu Thorvaldsens

Uma visita ao Museu Thorvaldsens dá-lhe a oportunidade de admirar o trabalho do escultor de maior sucesso da Dinamarca – Bertel Thorvaldsen – num ambiente bonito e descontraído. Quando você vir suas estátuas de mármore liso, que retratam deuses, querubins e chefes do exército, você entenderá como ele se tornou famoso em grande parte da Europa. Ele até criou estátuas para o Papa.

O museu é gratuito para visitar todas as quartas-feiras (geralmente custa 90 DKK para entrar ou 50 DKK para estudantes).

Bertel Thorvaldsens Plads 2 | Ter – Dom 10h-17h | thorvaldsensmuseum.dk


Ainda não sabe onde se hospedar em Copenhagen?

Veja aqui onde ficamos (e amamos pelo preço e pelo lugar) e outros lugares que indicamos: Onde se hospedar em Copenhagen

Museus que valem a entrada

A coleção Hirschsprung

Outra coleção de arte construída com base no gosto dos dinamarqueses pela intoxicação, esta galeria foi fundada pelo magnata do tabaco Heinrich Hirschsprung. Pisos de madeira polida e molduras douradas dão às galerias uma sensação régia, e pinturas da “idade de ouro” dinamarquesa atuam como instantâneos do passado do país.

Há também uma extensa coleção de desenhos, muitos deles retratando cenas idílicas da Dinamarca rural.

A entrada custa 95 DKK, e achamos que vale a pena a taxa de entrada para suas pinturas dinamarquesas dos séculos XIX e XX, em particular. Menores de 18 anos ficam livres o tempo todo.

Stockholmsgade 20 | Quarta-Domingo das 11h às 16h: última quinta-feira do mês das 11h às 20h. | hirschsprung.dk

Nikolaj Kunsthal

A arte geralmente vem com uma mensagem política ou social em Nikolaj Kunsthal, que ocupa uma igreja de tijolos vermelhos convertida no centro de Copenhague. Meia dúzia de exposições acontecem aqui todos os anos, abordando assuntos tão diversos como confiança e economia da internet para Leonard Cohen.

A entrada para as exposições custa 115 DKK (95 DKK para estudantes e gratuita para menores de 18 anos).

Nikolaj Plads 10 | Ter e Sex 11h às 18h Qua e Qui 11h às 20h, Sáb e Dom 11h às 17h. | nikolajkunsthal.dk

Centro de Arquitetura Dinamarquês

Para qualquer pessoa interessada em design e arquitetura dinamarqueses, vale a pena visitar o Centro de Arquitetura Dinamarquês apenas pelo edifício, sem mencionar as interessantes exposições que hospeda sobre temas como designers dinamarqueses e sustentabilidade.

Este enorme edifício de vidro à beira-mar também tem um ótimo café com terraço e vista para a cidade e o porto.

A entrada é gratuita para menores de 26 anos, 85 DKK para estudantes e 110 DKK para adultos.

Bryghuspladsen 10 | Diariamente das 10h às 18h (quinta-feira até às 21h) | https://dac.dk/en/

Museu Nacional da Dinamarca

Instalado no antigo Palácio dos Príncipes do século XVIII, o Museu Nacional é o lugar para ir se você quiser descobrir tudo sobre a Dinamarca.

Com exposições que vão da Idade da Pedra à Dinamarca contemporânea, passando pelos vikings e pelo Renascimento, também abriga uma grande coleção etnográfica, os restos bem preservados da Mulher Huldremose do século I, um museu de brinquedos e um autêntico apartamento vitoriano.

A entrada é um bom valor em 95 DKK para adultos, ou 80 DKK se puder trazer uma criança com você! Menores de 188 anos vão de graça.

Novo Vestergade 10 | Terça-Domingo 10h-17h