Se você mora em Portugal ou está de viagem e quer aproveitar as feiras de rua pelas cidades, nós vamos te ajudar.
Fizemos essa lista com as feiras mais importantes no Porto ou proximidades.
Feiras semanais
Toda Segunda-feira:
- Feira Quinzenal de Ponte de Lima
D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, na carta de foral outorgada a Ponte de Lima em 4 de março de 1125, refere já a sua existência, facto que a torna a primeira feira documentada em Portugal.
Outras feiras:
- Póvoa de Varzim
- Ermesinde (Valongo)
- Felgueiras
- Castelo da Maia
- Santo Tirso
- Vila do Conde: No Largo de Vilarinho, em Macieira da Maia, todas as segundas-feiras de manhã, realiza-se a feira semanal.
Toda Terça-feira:
- Lixa
- Oliveiras (Maia)
- Sobrado (Valongo)
- Afurada (V. N. Gaia)
- S. Pedro da Cova (Gondomar)
- Braga
- Mercado de Pedrouços: Rua António Feliciano de Castilho, 4425-617 MAIA – das 6.00 às 19.00 | terça-feira | periodicidade semanal
Toda Quarta-feira:
- S. Martinho do Campo (Santo Tirso)
- Feira dos Carvalhos (V. N. Gaia): Endereço: R. Feira Nova, 4415-262 Pedroso | Toda quarta-feira 07:00–17:00
- Lagares (Penafiel)
- Lameira (Vila do Conde)
- Mercado Municipal de Amarante: Rua Capitão Augusto Casimiro, 4600-056 AMARANTE – Às quartas e aos sábados | periodicidade bissemanal
- Feira da Lameira: Em Mosteiró, todas as quartas-feiras, realiza-se no Largo Lameira. Esta feira semanal realiza-se desde 1896 por iniciativa do abade da freguesia.
- Famalicão
- Chaves
- Valença
- Caminha
- Arcos de Valdevez
Toda Quinta-feira:
- Barcelos
Nenhuma visita ao norte de Portugal ficará completa sem a passagem por uma feira e a Feira de Barcelos é, seguramente, a feira das feiras de Portugal.
A feira de Barcelos tal como a conhecemos hoje é o resultado de um processo evolutivo sofrido ao longo de vários séculos, apesar das suas origens incertas, crê-se que se realizasse já no século XIII, numa altura em que os cereais se avaliavam pela “medida de Barcelos”. Certo é, que no ano de 1412, foi concedida por D. João I, a pedido do Conde de Barcelos D. Afonso, uma carta para a realização de uma feira de ano no Campo do Salvador, atual campo da feira. No século XVI, motivada pelo miraculoso aparecimento de uma Cruz, origem da lenda do Senhor de Cruz, assiste-se a uma expansão da vila para o exterior das muralhas e a uma evolução da feira de Barcelos. O seu estabelecimento nas mediações do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz com cariz semanal, à quinta-feira, deverá remontar a finais do século XVII / século XVIII. Até meados do século XX, a feira de Barcelos foi o palco de excelência para a sustentabilidade, afirmação e promoção das louças de Barcelos e mais tarde dos barristas, transformando-se num evento de notoriedade europeia e mundial, em virtude do seu interesse turístico, etnográfico e cultural.
Atualmente, trata-se de uma feira tradicional, marcadamente rural que privilegia a venda de produtos agrícolas locais e está ligada à venda de produtos artesanais, artes e ofícios populares como as louças de Barcelos, galos, trabalhos em madeira, linhos e bordados, olaria, tecelagem, talha de madeira e forja de ferro, entre outros. Se visitar a Feira de Barcelos não hesite em fazer parte do movimento e da cor e teste a sua arte de negociar e regatear! Aos primeiros raios de sol e antes que o galo comece a cantar… reserve o dia para participar e viver um evento semanal que une a cidade!
Por isso, se estiver em Barcelos a uma quinta-feira não deixe de visitar a Feira, facilmente sentirá o burburinho e uma cidade a pulsar de vida com gentes locais, visitantes e feirantes a fluir ao Campo da República (conhecido como o Campo da Feira).
Outras Feiras
- Vila Praia de Ancora
- S. Cosme (Gondomar)
- Pedras Rubras (Maia)
Toda Sexta-feira:
- Santana (Leça do Balio – Matosinhos)
A Feira Semanal de Santana tem lugar todas as sextas-feiras à tarde no Parque de Santana, na freguesia de Leça do Balio. Neste mesmo local decorre, também, uma Feira Anual ainda muito frequentada por lavradores.
Rememorando a tradição, vão à festa para negociar os seus produtos, comprar artesanato ou alfaias agrícolas, futurar sobre o clima e as culturas ou selar contratos pelo compromisso da palavra.
- Vila do Conde: Semanalmente, realiza-se, a Feira de Vila do Conde (às sextas-feiras) e, alternadamente (ao sábado), nos Jardins da Avenida Júlio Graça e junto ao Centro Escolar das Violetas, nas Caxinas, um Mercado Rural.
- Ermesinde (Valongo)
- Recarei (Paredes)
- Guimarães
Todo Sábado:
Os sábados são os dias maiores das feiras no concelho de Matosinhos.
Ir a estas feiras é a garantia de comprar de tudo e a bom preço, particularmente confeção e vestuário, num inconsciente frenesim.
- Feira de Custóias: Praça Manuel Teixeira Gomes 59, 4460-864 CUSTÓIAS MTS – sábados, à tarde | periodicidade semanal
Deixei ai em cima a localização, e tem aqui também o facebook da Feira de Custóias.
A Feira de Custóias é a maior feira do concelho de Matosinhos. Nesta feira é possivel encontrar uma grande variedade de produtos alimentares, nomeadmente fruta e legumes de produtores locais.
Nesta feira não vai ter problemas de estacionamento e, além disso, pode ir de metro até lá, porque existe uma paragem de metro – Paragem de metro de Cândido dos Reis – a 500 metros, ou seja, a 8 minutos, a pé do largo da feira.
Esta feira antigamente era realizada no Largo do Souto, e foi depois transferida para a localização actual.
- S. da Hora (Matosinhos)
Deixei ai em cima a localização, e tem aqui também o facebook da feira de Senhora da Hora.
A Feira da Senhora da Hora acontece pela manhã de 7h até às 13h e assume-se como polos de atração para milhares de pessoas de todas as classes sociais.
- Feira da Vandoma: Na Avenida 25 de Abril
Criada nos anos 70 por jovens estudantes que vendiam livros e roupas usadas, a Feira da Vandoma transformou-se num ícone da cidade. Tem de tudo a preços muito interessantes (e.g. louça, roupas, mobiliário, livros, discos, aparelhos eletrónicos e artesanato).
Campanhã, Av. 25 de Abril, 4300-394 PORTOdas 6.00 às 12.00 horas | sábado | periodicidade semanal
Localização: Avenida 25 de abril – Periodicidade: Todos os sábados – Horário: 08h00-13h00
Local de eleição para apreciadores e curiosos, colecionistas e entendidos, esta feira oferece uma grande variedade de géneros, sob o espectro das antiguidades e velharias (e.g. livros, porcelanas, móveis, moedas, artigos de ourivesaria, tapeçarias e pinturas).
Localização: Praça do Dr. Francisco Sá Carneiro – Periodicidade: Terceiro sábado de cada mês – Horário: 08h00-18h00
Outras feiras:
- Vila das Aves (Santo Tirso)
- Vila do Conde: Semanalmente, realiza-se, a Feira de Vila do Conde (às sextas-feiras) e, alternadamente (ao sábado), nos Jardins da Avenida Júlio Graça e junto ao Centro Escolar das Violetas, nas Caxinas, um Mercado Rural.
- Trofa
- Valongo
- Vilar do Paraíso (V. N. Gaia)
- Quebrentões (V. N. Gaia)
- Afurada (V. N. Gaia)
- Rio Tinto (Gondomar)
- Bela Vista (Gondomar)
- Maia
- S. Mamede Infesta (Matosinhos)
- Vila Nova de Cerveira
- Mercado Municipal de Amarante: Rua Capitão Augusto Casimiro, 4600-056 AMARANTE – Às quartas e aos sábados | periodicidade bissemanal
Todo Domingo:
- Feira da Pasteleira
Com muitos anos de existência, esta feira é já uma tradição sociocultural. É muito procurada, quer pelos moradores do Bairro da Pasteleira, quer pela população em geral. Vendem-se aqui diversos produtos, nomeadamente produtos alimentares, roupa, calçado e têxteis lar.
Localização: Rua Afonso Paiva – Periodicidade: Todos os domingos – Horário: 08h00-12h30
- Feira dos Pássaros (Porto)
Venda de aves, enquanto animais de companhia, e artigos necessários para o seu alojamento, manutenção e criação: gaiolas, comedouros, bebedouros, poleiros e alimentação. Podem também ser vendidas outras espécies de animais de companhia, desde que com autorização prévia das entidades competentes.
Localização: Alameda das Fontainhas – Periodicidade: Todos os domingos – Horário: 07h00-13h00
- Feira de Velharias e Antiguidades de Vila do Conde
Ao 3º domingo de cada mês, o Mercado Municipal de Vila do Conde recebe a Feira de Velharias e Antiguidades. Esta Feira realiza-se desde outubro de 1995, sendo, portanto, uma das mais antigas do país a realizar-se sem interrupção.
O Município de Vila do Conde e a Associação de Preservação do Património Arqueológico de Vila do Conde orgulham-se de promover este certame, que congregou e congrega, ao longo destes anos, um grande número de expositores, aproximadamente 60, que valorizam e preservam importantes memórias coletivas e particulares do nosso património coletivo.
- Feira do Cerco: na Avenida 25 de Abril pelas manhãs
- Estela (Póvoa do Varzim)
- A- Ver o Mar (Póvoa do Varzim): Informa-se que a Feira Semanal, em Aver-o-Mar realiza-se aos Domingos, entre as 07h30 e as 13h00, ficando localizada na Rua Barão de Aver-o-Mar.
- Campo (Valongo)
- Canidelo (V. N. Gaia)
- St. Maria Adelaide (V. N. Gaia)
- Feira de Velharias (mensal): Barcelos – 4º /5º domingo de cada mês
Feiras por datas:
Dia 1
- Paredes
Dia 2
- Gôve (Baião)
- Melres (Gondomar)
Dia 3
- Marco de Canaveses
- Lordelo
Dia 4
- Rio moinhos (Penafiel)
Dia 5
- Gestaçô (Baião)
- Cô (Paços de Ferreira)
Dia 6
- Vila Meã (Amarante)
Dia 7
- Rebordosa (Paredes)
Dia 8
- Campelo (Baião)
- Abragão (Penafiel)
Dia 9
- Lousada
Dia 10
- Penafiel
Dia 11
- Santa Marinha (Baião)
Dia 12
- Aris Feira Nova (Marco de Canaveses)
- Paredes
Dia 13
- Freamunde (Paços de Ferreira)
- Caíde (Lousada)
Dia 14
- Ancede (Baião)
Dia 15
- Marco de Canaveses
Dia 16
- Melres (Gondomar)
- Rio Moinhos (Penafiel)
- Lordelo
Dia 18
- Gôve (Baião)
- Paredes
Dia 19
- Gestaçô (Baião)
Dia 20
- Penafiel
Dia 21
- Cô (Paços de Ferreira)
Dia 22
- Vila Meã (Amarante)
- Rebordosa
Dia 23
- Campelo (Baião)
Dia 24
- Paredes
Dia 25
- ST. Marinha (Baião)
- Lousada
- Aris Feira Nova (Marco de Canaveses)
Dia 26
- Abragão (Penafiel)
Dia 27
- Freamunde
Dia 28
- Ancede (Baião)
No Comments
Leave Comment