Se você já esteve em Wroclaw, com certeza já viu a Praça do Mercado (Rynek). Mas você sabia que na verdade existem muitas curiosidades sobre a Praça do Mercado em Wroclaw? Reunimos nossos fatos favoritos e vamos compartilhá-los com você neste post!
Prometemos alguns túneis secretos, arte egípcia, janelas falsas, execuções e muito mais! Embora Rynek, como a Praça do Mercado é chamada em polaco, seja um dos locais mais populares para ver entre os turistas de todos os países, muitas pessoas não conhecem realmente todos estes factos.
É claro que colocamos nossas curiosidades sobre a Praça do Mercado de Wroclaw em uma ordem que pode ser percorrida a pé. Isso permite apenas levar este post com você e caminhar de um fato a outro!
Fatos Gerais sobre a Praça do Mercado
- A Praça do Mercado em Wroclaw é a terceira maior da Polônia! Isso também a qualifica para estar entre as maiores praças de mercado da Europa. Existem diferentes fontes com diferentes opiniões sobre seu tamanho. Acreditamos que 205 por 175 metros é o mais preciso.
- A Praça do Mercado de Wroclaw tem uma longa história. Foi delineado no início do século XII, provavelmente após a invasão mongol em 1241. Este foi um dos marcos mais importantes na história de Wroclaw.
- Bem, também costumava ser um lugar bastante movimentado. Não só a Praça do Mercado em Wroclaw estava cheia de carros, mas também os bondes a atravessavam diretamente. Eles foram proibidos no final dos anos 90 e hoje apenas bicicletas, cavalos e carros elétricos especiais para turistas são permitidos.
- Max Berg, o arquiteto que projetou o Salão do Centenário (um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO em Wroclaw), queria para remodelar o centro de Wroclaw. Os planos nunca foram concluídos.demolir uma parte da Praça do Mercado.
- A história de dar nomes e brasões às casas começou na Idade Média, quando a maior parte da população era analfabeta.É por isso que os edifícios, por exemplo, são chamados de Golden Stag House nº 44, Golden Jug House nº 22, Golden Dog House nº 41, etc.
- Este é um mercado em movimento! Nem sempre estava localizado no mesmo nível. Desde a Idade Média aumentou 2 metros!
- Desde 2003, todos os anos, na Praça do Mercado de Wroclaw, as pessoas reúnem-se para bater o Recorde Mundial do Guiness na categoria do maior conjunto de guitarras.Acontece durante o „Thanks Jimi Festival“ e os participantes tocam a música “Hey Joe” de Jimmy Hendrix. Em 2020, isso aconteceu virtualmente.
- Os mercados de Natal em Wroclaw têm uma longa tradição. Eles já estavam organizados no século XVI. Hoje em dia, no final de Novembro e Dezembro ainda podemos desfrutar deste evento.
- A Adega Świdnicka é considerada um, senão o restaurante mais antigo da Europa. Há um túnel secreto que leva à casa no número 22 onde era produzida a cerveja que abastece o restaurante.
- Você é supersticioso? Perfeito, então você deve tocar no nariz desse urso para dar sorte! Mas espere, a língua também vai funcionar… Nós achamos. Foi criado em 1998, mas depois de outro urso que esteve aqui desde 1904 até a Segunda Guerra Mundial, quando se perdeu.
- As figuras da Câmara Municipal representam diferentes classes da sociedade. Mas você sabia que eles têm rostos de pessoas reais que viveram em Wroclaw.Richard Plüddemann, arquiteto urbano, foi um dos modelos, você o vê aqui na nossa foto.
- Perto da entrada principal da Câmara Municipal existe um monumento de Aleksander Fredro, um poeta polaco. Esta estátua foi levada de Lviv para Wroclaw em 1956 e substituiu uma estátua do rei prussiano, Frederico Guilherme III.
- A construção dos Paços do Concelho iniciou-se já no século XIII, mais precisamente em 1299. A torre da Câmara Municipal foi acrescentada apenas no século XVI e tem 66 metros de altura. Demorou mais de 300 anos para finalizar esta construção!
- A Praça do Sal fica ao lado da Praça do Mercado principal, pode-se dizer que é o irmão/irmã menor.O nome tem raízes que remontam à Idade Média, quando vagões de sal eram trazidos para lá. Hoje em dia você pode encontrar barracas de flores 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- É difícil imaginar, mas antigamente havia um posto de gasolina diretamente na Praça do Mercado. Foi construído antes da Segunda Guerra Mundial, mas funcionou lá por muitos anos até a década de 70. Hoje no mesmo local você encontra a estação de bicicletas urbanas – pelo menos aqui a revolução da mobilidade urbana já aconteceu !
- Vestígios egípcios em Wroclaw? A fachada do Banco Santander é coberta por relevos inspirados na arte antiga egípcia. Este edifício foi construído em 1929-32 e costumava ser um dos mais altos da época.
- A Nova Câmara Municipal, no lado oeste da Praça do Mercado, foi construída entre 1860 e 1863. É a sede do prefeito de Wroclaw e da Câmara Municipal. E na verdade também Wrocek, o gato da cidade que está perambulando pelo gabinete do prefeito!
- Há muito tempo, havia um prédio no meio da Praça do Mercado com a função de escala de cidade. No corredor da Rua Sukiennice você poderá ver seus restos – um lindo portal e uma janela saliente.
- A maior parte da Praça do Mercado é o lado oeste. Esta área tem visto muitos eventos felizes e infelizes – concertos, torneios e execuções. O hussita Jan Krasa foi morto lá, para dar um exemplo.
- Todo o lado oeste da Praça do Mercado também é conhecido como o “Lado dos Sete Eleitores”. Este nome refere-se ao mural do cortiço nº 8, onde uma imagem de Leopoldo I junto com sete príncipes eleitores está pintada na parede frontal.
- Na Casa do Sol Dourado você encontrará o Museu Pan Tadeusz. O manuscrito do épico nacional polonês – “Pan Tadeusz” é mantido aqui. E no lado esquerdo, como parte do museu, podemos recomendar-lhe o café „Popiół i diament“.
- Se você olhar mais de perto as janelas do prédio nº 5, poderá ver algo estranho. Sim, de fato uma das janelas é puramente falsa. Foi simplesmente pintado para manter a simetria.
- O belo portal barroco da Casa da Águia Dourada não é uma peça original. No passado pertenceu à mansão dos Schreyvogels.
- A moderna fonte de vidro foi criada no ano 2000 no lado oeste da Praça do Mercado. Tem o nome do anterior major de Wroclaw – Bogdan Zdrojewski – e, portanto, é simplesmente chamado de “Zdrój”.
- A torre da Igreja de Santa Isabel é um mirante perfeito se você quiser ver um panorama do centro histórico.Todos nós temos muita sorte de ter a oportunidade de subir os mais de 300 degraus até ao topo da torre da igreja – ela queimou algumas vezez.
- As pequenas casas „Hensel e Gretel“ são unidas por um arco. Este local costumava ser o portão de acesso ao cemitério da Igreja de Santa Isabel e tornou-se um dos motivos fotográficos mais populares na Praça do Mercado em Wroclaw!
- O pelourinho da Praça do Mercado em frente à prefeitura não é mais usado como instrumento de justiça. Hoje é um local popular para manifestações públicas contra a ditadura e a crueldade na Bielorrússia e, claro, também contra o governo polaco.
- A loja de departamentos Feniks está sem o globo da torre que ficava no topo. Confira algumas fotos antigas! Foi destruído durante uma tempestade – que deve ter sido um momento dramático!
- Outro museu está localizado na “Casa dos Farmacêuticos da Silésia“ – desde o século 13 até a década de 1950, esteve constantemente em funcionamento como farmácia. Obviamente tornou-se o Museu da Farmácia onde hoje também se encontra na cave uma oficina alquimista.
- As duas torres da St. Igreja Maria Madalena são conectadas por uma passarela de 45m de altura. É outro ponto de vista incrível que até tem sua própria lenda.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post com 30 curiosidades sobre a Praça do Mercado em Wroclaw!
No Comments
Leave Comment