Cerveja artesanal: está na boca de todos. Você pode ser perdoado por pensar que é uma boa prática moderna fazer sua própria cerveja. No entanto, apesar de todo o entusiasmo pela tendência, não podemos esquecer que a cerveja artesanal não é, na verdade, um fenômeno moderno, mas um caso de “volta às raízes”. 

Antes dos dias de produção de cerveja em escala industrial, qualquer cidade que valesse o seu sal tinha dúzias de pequenos locais de produção que funcionavam como micro-cervejarias locais – e Colônia, uma cidade tradicional de fabricação de cerveja, não é exceção. 

Uma dessas cervejarias sobreviveu à unidade de industrialização que durou décadas, particularmente em boa forma, e sua cerveja Kölsch é justamente considerada a mãe de todas as cervejas artesanais locais.

Paffgen-Kölsch

Uma atmosfera tão rústica quanto o tom da conversa. Cerveja tirada diretamente do barril em um vidro especialmente projetado e coroada com uma camada perfeita de espuma, oferecendo uma gama inconfundível de aromas. Soa como um plano de negócios para um bar da moda? Não, é uma descrição precisa da Friesenstrasse, onde Kölsch é produzida no local até hoje. 

A Päffgen foi fundada em 1883 e tem atraído fãs desde então, que amam seus pronunciados tons maltados – o resultado de um trabalho sério. 

Sua popularidade também é baseada em parte em torno de sua exclusividade, pois você só pode encomendar a Päffgen Kölsch em um pequeno número de cervejarias selecionadas. E nunca é engarrafado, porque o sabor iria modificar.

  • Onde: Friesenstrasse 64-66, 50670 Colônia. 
  • Quando: Aberto diariamente das 10h à meia-noite (sáb / dom até às 0h30) 
  • Site: www.paeffgen-koelsch.de e Facebook

Brauerei Heller

A fabricação de cerveja é no local, a atmosfera é da variedade gemütlich, e todos os ingredientes são orgânicos. Os volumes de produção são limitados e a gama de cervejas oferecidas é extensa. 

Em outras palavras, Brauhaus Heller é um exemplo clássico de uma fábrica de cervejas artesanais contemporâneas – e, no entanto, as coisas não são como parecem, porque o entusiasmo da cerveja artesanal tem permanecido aqui na Roonstrasse por mais de quatro décadas. 

Fiel ao formulário de Rhineland, a lista de barras também inclui Altbier, embora eu pessoalmente prefiro a variedade Kölsch. Não deixe de experimentar o Wiess, um Kölsch com cobertura de fermento que é servido sem filtro em um copo Weizen (cerveja de trigo).

Braustelle

Ehrenfeld é onde estão os criadores de tendências, de modo que a afirmação é válida, e é apoiada de forma convincente pela Braustelle. Aqui na Venloer Strasse eles celebram a cultura da cerveja moderna. 

A cervejaria em si é carinhosamente decorada com ingredientes de cerveja. 

Os clientes podem desfrutar de criações ousadas como a Pink Panther (uma cerveja com flores de hibisco) ou a White Brandy (uma cerveja de trigo amadurecida em barris de conhaque) na torneira.

Claro que eles também servem Kölsch aqui sob o nome de Helios, um aceno para a antiga empresa de engenharia elétrica de Ehrenfeld. 

Conhecedores também podem escolher entre várias especialidades de outras microcervejarias na extensa lista de bares. Em suma, definitivamente vale a pena parar na Braustelle para um reabastecimento.

  • Onde: Christianstrasse 2, 50825 Cologne 
  • Quando: Aberto de segunda a sábado das 18:00 à 1:00. 
  • Site: www.braustelle.com e Facebook

Malzmühle

Esta cervejaria tradicional, instalada em uma cervejaria rústica na Heumarkt, ousou produzir uma criação que é uma curiosidade mesmo para a cena inventiva da cerveja artesanal: a Von Mühlen é uma cerveja premium baseada em champanhe servida em uma costumeira flute de champanhe. 

O Malzmühle também opera o Höhnerstall, o badalado bar ao lado, cujo menu de bebidas lista um grande número de iguarias de microcervejaria. Seu interior é dominado, como o nome sugere, por artefatos documentando o legado de quatro décadas da amada banda local Höhner. 

Além disso, a variedade Kölsch da Malzmühle é uma das minhas favoritas – e é fabricada no local, como qualquer cerveja artesanal deveria.