Se você quer tirar dúvidas em tempo real, interagir com pessoas que estão indo para Portugal e até fazer novas amizades, segue uma lista de grupos que recomendamos no Whatsapp.

Por se tratar de grupos com mais de 200 pessoas, sugerimos evitar alguns comportamentos e se atentar as regras dos grupos.

Se você busca mais informações sobre morar em Portugal, clica aqui pra ver todas as dicas como ‘Primeiros passos ao chegar em Portugal‘; ‘Perguntas frequentes de quem quer morar sobre PB4, NIF, NISS’; ‘Links úteis pra quem quer morar’; e outros.


Leia antes de se mudar

Se você está buscando morar em Portugal, aconselhamos que informe-se muito bem antes de realizar uma mudança. Muitos brasileiros tem vindo acreditando em blogs ou sites que “vendem” Portugal como a solução de todos os seu problemas. Não é bem assim! Se você busca segurança, sim, aqui você encontrará. Mas se busca ficar rico, trabalhar pouco e ganhar muito, esqueça, Portugal não é o seu lugar.

Meu objetivo não é desestimula-lo, mas sim te preparar devidamente para não ter que voltar.

Capela do Senhor da Pedra
Portugal

Aqui não há emprego qualificado abundante como no Brasil, há vagas em restaurantes, construção civil e empregos de baixa qualificação. As vagas qualificadas ganham também próximo do salário mínimo, um atendente de mesa ganha o salário mínimo mais gorjetas e um engenheiro em começo de carreira ganha próximo dos mil. Para ganhar mais que isso é preciso paciência e focar em ramos que paguem bem como TI.

Trabalha-se muito mais em horas e esforço, o que 3 funcionários fazem em um estabelecimento no Brasil, aqui um só tem que suprir, é comum chegar em um café, bar ou algo do tipo e quem atende no balcão é quem fecha a conta, quem cozinha, quem serve, quem limpa o banheiro e por aí vai.

Não é permitido empreender com informalidade como no Brasil, não é possível montar uma barraquinha na rua e vender o que quiser, tudo aqui passa pelo poder publico e eles determinam se você pode abrir ou não. Não é possível abrir um negócio em qualquer região, o poder publico determinará se você poderá trabalhar ali ou não e isso pode depender de fatos adversos e não precisos.

Para ter ideia de valores, o salário base em Portugal, que é o que a maioria ganha, é de 700 e poucos euros, e um aluguel de um T2 pequeno (2 quartos) no Porto está em torno de 700 euros ou mais, fora as contas de luz (+100), água (+40), telefone (+80), mercado (+200), comida, transporte. Se quer vir pra Portugal, venha legalmente, com visto ou cidadania, com emprego já certo e com uma boa reserva de dinheiro.

Há alguns relatos de imigrantes que tentaram a vida aqui e voltaram, sugiro que sejam lidos para que você tenha real conhecimento do que esperar nesse país, e também para se preparar corretamente, caso realmente deseje imigrar, para que não volte como tantos que estão vindo.

Apesar de corresponderem a 20% dos estrangeiros morando em Portugal, os brasileiros respondem por 86% dos pedidos de auxílio para voltar para casa por possuírmos um comportamento padrão de não planejar, apenas considerar o “vou lá tentar minha sorte”. Após ter o benefício de volta concedido, o imigrante fica impedido de entrar em Portugal por três anos.


Gerais

Empreendedores

Trabalho Geral e Vistos

Estudantes

Moradia/ Aluguel/ Aluguel de Quartos


Lugares específicos

Braga

Lisboa

Porto e Gaia

Aveiro

Algarve


:: Grupo de Promoções de viagens – Passagens, seguros, pacotes, cupons e outros. Clique aqui.

:: Grupos de viagens: Para ver a lista mais completa da internet com grupos de viagens pelo mundo todo, clique aqui.