Existe uma máxima aqui em Portugal que diz que “Come-se muito bem no Norte” – e o Porto é prova viva disso. Se há um lugar onde encontrar sítios para comer BEM BARATO é tarefa fácil, esse é o Porto!

O Porto é uma cidade repleta de tascas e restaurantes a servir comidas deliciosas, com sabor de vó e a preço inacreditáveis, e é claro que sendo banhado pelo Douro e pelo mar, não faltariam lugares com vistas incríveis e a preços justos pra explorar.

Esse artigo virou post no Instagram, caso queira salvar, fica aqui o link:

Vou deixar aqui umas outras listas que fizemos com opções de onde comer bem e barato no Porto.

Veja também a lista com todos os pratos típicos do Porto, e os melhores lugares pra comer bacalhau no Porto.


Canto Doce

O Canto Doce é uma espécie de padaria, mas que serve refeições durante o dia e em alguns dias da semana também serve a noite.

A primeira vista não há nada de especial e seu interior não tem nada de muito português raíz, mas a esplanada possui uma vista privilegiada da Torre dos Clérigos, que faz com que o Canto Doce seja um achadinho que combina comida boa, farta e a preço justo com uma vista super agradável.

Prove um bacalhau com broa de lamber os beiços. Peça o vinho verde da casa pra acompanhar.

O bacalhau pra uma pessoa serve bem pra dois se pedir mais uns petiscos e fechar com uma sobremesa.

  • Endereço: R. do Dr. Barbosa de Castro, 4050-091 Porto

Restaurante O Caseirinho

Bem na beira do cais das pedras, com o privilégio de ver o bonde passar ao seu lado bem no meio da refeição e ainda apreciar uma vista linda do Douro – e o melhor, com ótimos preços!

A salada de tomate vem do quintal dos donos, prove também o arroz de marisco, e o arroz de cabidela feito com frango caseiro. Para sobremesa, não deixe de provar a tarde de lima ou o bolo de bolacha.

Ambiente é bem simples, mas com uma vista tão agradável que chega a ser turístico – mas ao mesmo tempo com sentimento de morador, pela forma tradicional de servir os pratos, pelo atendimento e pelos preços.

Funciona ao almoço e ao jantar.

  • Endereço: Cais das Pedras 40, 4050-467 Porto
  • Funciona todos os dias, menos domingo.

Brasão Salgueiros

Eles já tem várias unidades no Porto, mas agora a nossa preferida é a de Gaia, em Salgueiros, que possui uma decoração linda e uma vista para o mar para te fazer perder as horas. Já virou ponto certo quando recebemos visitas para conhecer o Porto.

Um diferencial legal do Brasão é oferecer cervejas artesanais da Sovina, além das bebidas normais encontradas em todos os outros.

A batata frita é vendida à parte e a francesinha é de tamanho normal para grande, e dependendo da sua fome, pode ser dividida pra dois quando acompanhada de batata frita. Eles sempre levam à mesa uma molheira cheia de molho extra (normalmente nem precisa pedir).

As entradinhas são uma delícia (Parte negativa é que mesmo você não tendo pedido, eles colocam na mesa e cobram por ela 1,8 por pessoa – então se não quer, recuse). Os demais pratos vendidos são ótimos também, e o rissol de carne com trufas é maravilhoso – nunca deixamos de pedir.

Faça reserva, pois você pode dar sorte de não precisar, mas se for em horário de pico, será indispensável.

Se quer saber todos os melhores lugares pra comer francesinha, nós fizemos um ranking, clique aqui pra ver.


Adega Rio Douro – Casa Piedade

Fica perto da Marginal indo pra Foz, o típico boteco que acabamos por herdar no Brasil. A vista para o Douro e para a ponte da Arrábida é de tirar o fôlego, tornando um lugar perfeito para um pôr do Sol.

Situada sobre o Rio Douro, uma adega pra te fazer experimentar genuinamente o que é o Porto. Nas tardes de terça feira acontece um fado ao vivo, e vale a pena ver pelo menos uma vez. O lugar é simples mas basta entrar que é possível perceber a limpeza e capricho.

Prove os petiscos típicos como moelas, bucho, sandes de presunto, bolinhos de bacalhau, iscas, orelheira, pataniscas, bifanas, sandes de fígado, panados, rissóis, rojões, saladas de polvo e o que mais tiver disponível no dia.

Os pratos do dia ao almoço partem dos 3,5€. Normalmente há tripas à moda nas quintas e papas de sarrabulho aos sábados.

Não deixe de provar a baba de camelo ao fim.


Bacalhoeiro

O Bacalhoeiro é um restaurante tradicional português especializado em Bacalhau na ribeira de Vila Nova de Gaia.

Com uma posição estratégica no Cais de Gaia, o Bacalhoeiro é um dos restaurantes mais famosos e recomendados para comer bacalhau no Porto.

Sabendo de tamanha fama, relutei muito para conhecer pois sempre tenho um leve preconceito de locais muito turísticos. Entretanto foi uma grata surpresa e entrou pra nossa lista de lugares para frequentar sempre, pois apesar de possui uma localização bem turística, os pratos são bem servidos e os preços condizem bem com o que oferece.

Nem preciso dizer que conseguindo uma mesa na parte externa a vista fica à cargo do ponto turístico mais emblemático do Porto: A Ponte Luis I – perfeito para os dias de Sol ameno.

Se estiver pelo cais de Gaia na hora da refeição, pode ir e pedir um bacalhau ao Zé do Pipo ou de Broa.

Endereço: Av. de Diogo Leite 74, 4400-111 Vila Nova de Gaia