Seja fazendo macarrão, fermentando vinho ou apenas curtindo a vida, os italianos parecem saber bem o que fazem. É verdade que levou alguns milhares de anos para acertar, mas hoje, a cultura que coloca a comida em primeiro lugar tem uma maneira de fazer as coisas que é invejável.

Comer e beber bem não é apenas um passatempo para os italianos, é uma prática que está enraizada em todas as partes do dia. Do primeiro espresso ao digestivo final, o dia italiano é guiado por regras que já estão em seu subconsciente, sobre como, quando, por que e com quem você compartilha refeições e bebe um bom vinho.

É um modo de vida e, sem dúvida, o melhor caminho. Estas são 10 regras pelas quais os italianos vivem e você pode querer adotar para si mesmo.

1. Mantenha tudo fresco.

O mercado do produtores é o melhor amigo de um italiano porque eles sabem que os ingredientes frescos são os melhores ingredientes. 

Claro, você encontrará supermercados normais na Itália, mas se quiser os tomates mais maduros, os queijos mais apurados e o azeite mais sedoso, vá direto à fonte, e são os mercados diários e semanais ao ar livre em todo o país.

2. Os pratos importam e a massa não é um prato principal.

Primeiro, há o almoço. Um almoço típico italiano consiste em um primo, geralmente um prato de massa; um secondo , que geralmente é uma proteína; e um contorno, que é um prato de legumes ou salada. 

Para o jantar, há um antepasto, onde você encontrará carnes curadas, azeitonas, alcachofras e muito mais, seguido de uma massa (primo), uma proteína (secondo), um acompanhamento (contorno) e uma sobremesa (dolce). 

Com fome ainda?

3. Estações por um motivo.

Enquanto algumas frutas e legumes estão sempre na estação (cenouras e limões!), a maioria das colheitas é sazonal. Há momentos ideais para certos alimentos e momentos não tão bons para outros. 

Você quer os melhores tomates? De maio a outubro é a sua janela para os mais suculentos e saborosos. 

A colheita da azeitona? Isso é final de outono. 

Os italianos sabem disso e compram seus produtos de acordo com as colheitas.

4. As bebidas combinam com a comida.

A cultura de beber da Itália é tão estruturada quanto sua cultura de comer, e as duas estão totalmente interligadas. 

Os italianos olham para a bebida pela forma como ela pode melhorar a comida que vem com ela. 

Normalmente, você não encontrará italianos pré-bebendo seu vinho antes que um prato de massa seja trazido para a mesa, pois o vinho deve complementar o prato. 

Em termos italianos mais românticos, você poderia dizer que eles foram feitos um para o outro.

5. Azeite x todos os outros óleos.

Se você estiver cozinhando na Itália, é raro encontrar outros óleos de cozinha como canola, noz, vegetais, etc.

Cozinhar com azeite é de rigueur (ou di rigore ) e também pode substituir a manteiga. Tente fazer biscoitos com azeite da próxima vez em vez de manteiga, eles são mágicos.

6. Mais bebendo e comendo.

O dia italiano é totalmente cercado de comida e bebida. Depois do almoço há a merenda, uma hora de lanche onde você encontrará filas de amantes de sorvete rondando a gelateria às 16h

Há o aperitivo, um ritual antes do jantar repleto de bebidas elegantes como Aperol spritzes e Negronis para estimular o apetite junto com lanches salgados.

E, claro, há os digestivos, bebidas depois do jantar, como amaro ou grappa, que ajudam a digerir a refeição e dão vontade de adormecer.

7. Regras do café.

Os italianos não demoram muito no café da manhã. O café da manhã geralmente consiste em ir a um bar (café), ir até o balcão, pedir um expresso e comer um croissant. 

Mas lembre-se de como você faz o pedido em italiano. Um caffè significa um café, mas na Itália isso é uma dose de expresso. Se você quer seu café com leite equivalente ao Starbucks, tenha cuidado, porque se você pedir um café com leite em um café, você receberá uma xícara fumegante de leite quente. Peça um caffè latte e você terá a bebida espumosa e cafeinada que procura.

8. Etiqueta do pão.

Existe um termo chamado fare la scarpetta, que se traduz em “fazer o sapatinho”. 

Mas o que realmente significa é que o pão na mesa está lá para colher e absorver o molho, não para acompanhar a refeição em si.

9. Vinho de mesa é mais do que bom.

Você pode associar o vinho da casa a um vinho vindo dentro de uma caixa, mas não o faça, porque estaria perdendo algumas verdadeiras jóias. 

O Vino della casa geralmente é uma variedade local e, como você está na Itália, geralmente é ótimo – e barato!

10. A comida é para a família.

Uma das melhores tradições que muitas famílias italianas prezam é ​​a refeição familiar semanal. 

Normalmente, em um domingo, grandes grupos familiares se reúnem para reunir todas as tradições de comida e bebida italiana sob o mesmo teto, cozinhando um banquete enorme e compartilhado enquanto passam tempo de qualidade uns com os outros. 

Coma bem. Beba bem. Aproveite a vida. Essas são regras pelas quais vale a pena viver.