Antes de te falar onde trocar, você precisa responder outras perguntas como:

Ambas foram respondidas nesse post aqui (Clique aqui). Aconselhamos que você responda essas primeiro e depois defina onde trocar no Peru.


Onde trocar no Peru

Nas cidades você encontrará melhores taxas do que no aeroporto. Se necessário pagar táxi ou transporte troque no aeroporto somente o necessário, pois a cotação é ruim.

Pra você terem ideia, quando estávamos indo embora, sobraram alguns soles e queríamos destrocar pois não teríamos o que fazer com eles, por sorte a agencia do aeroporto estava fechada e esbarramos com uns brasileiros também aguardando a abertura para comprar um pouco. Fizemos pra eles pelo preço que pagamos na cidade e era muiiito menor do que estavam cobrando na agência, papo de uns 20 à 30 centavos mais caro que na cidade, enquanto pagávamos uma média de 1 pra 1 na cidade, ali 1 sol custava uns R$1,25.

Considere também a facilidade na hora de trocar o dinheiro. Para eles, o dólar é praticamente moeda corrente, herança da época de instabilidade econômica. Você poderá pagar em dólar e receber seu troco em soles, assim já fica com dinheiro local.

A taxa de conversão destes estabelecimentos comerciais costuma ser bem razoável quando comparada às casas de câmbio.

Cuidado com as notas de US$ 100,00 – elas não são sempre aceitas, por medo de falsificação.

O Real só poderá ser trocado em casas de câmbio que podem estar longe do seu hotel, ou fechadas no horário em que você chega. Será um pouco menos fácil, mas nada que atrapalhe.

Cuidado com cambistas clandestinos pelas ruas, nós não recomendamos. Há vendedores oficiais, nós vamos explicar aí embaixo.


Locais com boas cotações

:: Lima

  • Casa de Cambios La Aurora
  • Money Gram – Shopping Larcomar – aberta aos fins de semana – cotação era um pouco mais alta.
  • Ouuuuu, nosso lugar de troca favorito: Nas RUAS! Sim, há vendedores confiáveis nas ruas, eles seguem a cotação oficial do país, vestem o colete oficial e estão espalhados por toda cidade com bolos de dinheiro na mão.

Em Lima era muito comum, até estranhamos ver aquela pataca de dinheiro que eles mostram sem o menor pudor, ato impossível de se ver no Brasil. Mas eles nos garantiram que não há nenhum risco de assalto.

Juro que tirei uma foto de um deles com um bolo de dinheiro na mão, mas não achei aqui, de qualquer forma, olha uma foto deles aí, note que o encostado no poste é um e logo a frente tem uma outra senhora com bonezinho, é bem fácil de encontrar.

Em adição à pergunta do Vilker nos comentários, as ruas que encontramos mais facilmente: Av Jose Larco. Ali pelas proximidades da Prefeitura sempre tinham vários, outro lugar certo é perto da Calle Tarata, umas duas quadras antes da prefeitura, e no cruzamento da José Larco com a Alfredo Benavides.

Basta procurar os coletes vinho. Por ali tem várias casas de cambio com cotação similar também, vale pra conferir o preço, mas prefira os ambulantes pois são registrados pela prefeitura.

Em Lima o cambio é um pouco melhor, então se você passar por aqui antes, troque um a mais, assim você troca em Cusco só o que faltar.

:: Cusco

Em cusco não encontramos os ‘trocadores de rua’ com tanta facilidade, e acabamos trocando em casas de cambio pela cidade. São muitas, sempre observe os preços e vá perguntando em todos pra quando precisar, já saber onde tem a melhor cotação.

Por incrível que pareça, as casas na praça não são tão diferentes das demais, então vale pesquisar em todas por ali também.


Taxas por saque no Peru

  • Scotiabank – Sem taxa
  • Banco de la Nación (caixa vermelho e branco) – Sem taxa
  • BCP – 5,60 soles
  • BBVA – 14,50 soles
  • Caixas eletrônicos Global Net – 10 soles (Esses caixas eletrônicos Global Net (com um cartaz escrito Union Pay) eram encontrados no aeroporto, nos hotéis e nos locais turísticos. Parecia ser o Banco 24h deles)

Nota: Esses valores podem variar com o tempo e de caixa eletrônico para caixa eletrônico, é sempre bom conferir antes.


Conclusão

  • Em Lima: Troque com os cambistas com aventais pelas ruas.
  • Em Cusco: Troque em casas de cambio, que possuem cambio variável, pesquise preços no local.

Outros posts sobre o Peru que podem te ajudar: