A terapia do Sal é também conhecida por Haloterapia, e é uma grande aliada no tratamento de algumas doenças respiratórias e alergias, reduzindo os sintomas.

A terapia do sal está voltando a ser famosa agora, mas ela vem sendo praticada desde a Idade Média. Os seus benefícios foram descobertos em regiões repletas de minas de sal como a Rússia e em países do Leste Europeu. Os operários dessas minas tinham sempre uma aparencia mais saudável que o restante da população e raramente apresentavam doenças respiratórias.

A mina de Wieliczka, na área metropolitana da Cracóvia, na Polônia foi o primeiro “SPA do sal”, nos anos 60. As instalações foram esculpidas pelos próprios mineiros com o objetivo de tratar doenças respiratórias, mas até hoje é uma atração turística.

Para que serve a haloterapia

A terapia do sal alivia sintomas e ajuda no tratamento das seguintes de doenças respiratórias:

  • Bronquite crônica;
  • Infecções respiratórias;
  • Sinusite;
  • Rinite alérgica;
  • Asma.

A haloterapia também ajuda com alergias, resistência ao pólen e tosse relacionada ao cigarro.

Como é feita a sessão

As sessões de haloterapia são feitas pela inalação do sal seco e muito fino, que está presente em câmaras ou salas artificiais, onde uma máquina chamada halogerador solta partículas microscópicas de sal, ou também em minas que se formaram naturalmente, e que o sal já está presente no ambiente.

As sessões de haloterapia são feitas em uma sala ou câmara em que o teto, chão e paredes são cobertos de sal.

O paciente senta em uma das cadeiras relaxantes, mas há também brinquedos para as crianças brincarem enquanto uma música suave cria um ambiente tranquilo. Nesse período de 45 minutos a 1 hora é possível meditar em silêncio ou distrair a mente tentando sempre: relaxar e respirar.

É aconselhado repetir a terapia por dez dias seguidos em épocas de crise alérgica, eczema, psoríase e acne. A haloterapia limpa as vias respiratórias, e seu efeito sobre a pele é de alívio imediato.

Contraindicações da haloterapia

Esta terapia não está indicada para pessoas que possuam doença renal crônica, hipertensão ou doenças cardíacas. Além disso, mesmo que o interessado na haloterapia não apresente nenhuma das doenças contraindicadas, é recomendado que consulte o médico responsável pelo tratamento das doenças respiratórias, antes de decidir iniciar a haloterapia.


Onde fazer Haloterapia

Por aqui em Portugal é possível encontrar SPA de sal em Monção, na HaloSal, onde fizemos uma sessão.

Fica aqui o Instagram da Halosal e o Facebook da Halosal.

A sessão tem um custo de 20€, mas numa fase inicial eles indicam a aquisição do pack de tratamento de 10 sessões por 150€.

Lá é possível realizar outros tratamentos além da Haloterapia.

Eles ficam Urbanização da Boavista Largo Gil Vicente n.88, 4950-425 Monção.


Galeria de fotos na Halosal