Coimbra: uma surpresa em seu roteiro por Portugal!
Coimbra é a maior cidade da região central de Portugal e foi o lugar que escolhemos para viver logo que chegamos em Portugal. Passamos 8 meses antes de se mudar para o Porto (cidade que residimos atualmente).
Essa é uma daquelas cidades que sempre recomendamos para quem visita Portugal, por toda sua história, beleza e tradição.
Esse artigo foi escrito por Talita Leão do @viajandocomtali
Quando ir a Coimbra
Antes de fazer seu roteiro, é importante saber que por ser uma cidade universitária, é comum nos fins de semana ela ficar mais vazia do que o habitual, dando lugar apenas aos turistas que estão a passeio.
Se quiser observar o funcionamento da cidade, o ideal é conhecer Coimbra durante a semana, quando os estudantes estão em dias de aula e assim gera todo o movimento normal da cidade.
Quanto tempo ficar em Coimbra
Dá pra fazer um bate-volta para Coimbra? A resposta é sim; porém, a cidade abriga diversos pontos turísticos que vai ser difícil explorar apenas em uma passagem rápida e por esse motivo, recomendamos dois dias.
A Universidade de Coimbra é o principal ponto turístico da cidade. Foi fundada em 1290, é uma das maiores do País e uma das mais antigas da Europa.
Chegando lá, é possível visitar o paço da escola, a porta férrea, a Capela, a Biblioteca Joanina (que é reconhecida como uma das mais originais bibliotecas no estil barroco da Europa), além de poder circular por alguns corredores.
Mas, também uma super dica é subir a Torre da universidade (valor de 2 euros). Do alto, é possível observar todo o pátio da faculdade e admirar a vista incrível do Rio Mondego e de uma parte da cidade de Coimbra.
Com toda a tradição da Universidade, durante o ano letivo ainda ocorre duas das maiores festas académicas do País e desfiles que animam a cidade.
A Festa das Latas acontece em Maio e é celebrado logo depois do início das aulas, quando os caloiros têm o primeiro contato com toda a tradição. Durante o desfile, os caloiros usam roupas criadas pelos seus “padrinhos e madrinhas” (estudantes veteranos) e usam latas amarradas aos pés.
Mas, é a Queima das Fitas o desfile mais importante. Nesse dia os caloiros usam a capa e batina pela primeira vez e os doutores (assim chamados os estudantes veteranos) usam o traje académico complementado de uma cartola e bengala da cor de seu curso. É um desfile alegre, colorido e com carros alegóricos que percorrem as ruas da cidade, chamando atenção e alegrando a todos com esse momento.
Pontos turísticos para não deixar fora de seu roteiro:
- Aqueduto de São Sebastião
- mosteiro e Igreja de santa cruz
- Jardim botânico
- Escadas Monumentais
- Arco da Almedina
- Igreja da Sé Velha
- Igreja da Sé Nova
- jardim da Manga
- Largo da Portagem e Rua Ferreira Bastos (principal da Cidade)
- Caminhar pelo Parque verde do Mondego
- Miradouro do Penedo da Saudade
- Jardim da Sereia
Do outro lado do Rio Mondego: - Mosteiro de Santa Clara a Velha
- Quinta das lágrimas
- Portugal dos Pequeninos (indicamos se você tiver crianças)
Onde comer em Coimbra:
O restaurante Zé Manel dos Ossos é o nosso lugar preferido em Coimbra. Fomos diversas vezes, provamos muitos pratos e recomendamos demais esse lugar!
É daqueles lugares turísticos que não perderam a beleza do ambiente e o sabor maravilhoso de tudo que servem. É muito comum encontrar com fila, mas vale cada espera para se deliciar com tudo de lá. Até hoje, em nossos passeios pela cidade sempre escolhemos esse restaurante.
Além de todas essas atrações citadas, explorar Coimbra caminhando sem dúvida é a melhor opção! São muitas ruelas encantadoras que vão fazer diferença em sua passagem pela cidade.
E se passarem pelo menos uma noite na cidade, não deixem de procurar algum restaurante que esteja tendo apresentação de fado (O fado de Coimbra é um dos mais belos que já ouvimos por aqui e diferente de qualquer outro).
1 Comment
Samara Vital
novembro 10, 2021 @ 05:13
Boas dicas. Viajarei esse ano e essas dicas vão ajudar muito.
Um bom resumo para os viajantes.
Parabens.
Leave Comment