Se nunca ouviu sobre Monção, provavelmente já ouviu sobre um prato dessa região que foi reconhecido como uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal” em 2018 e é popularmente conhecido como “Foda à Monção” – mas isso é assunto pra outro artigo. O que vim lhes contar nesse, é um dos segredos mais bem guardados de Monção, um sítio chamado Solar de Serrade.

O Solar de Serrade é o lugar perfeito pra quem quer passar uns dias em ambiente rural, carregado de história e de nobreza, cercado por vinhas de Alvarinho. Com uma arquitetura exuberante e típica, é possível ver e viver (nem que seja um pouquinho) a riqueza dos senhores do Minho.

Se eu não te contasse a história do lugar e você o visitasse, tenho certeza que já o acharia uma jóia, como bem caracterizei no título, mas e se eu te contasse que essa casa chegou a ser uma ruína e foi reconstruída a ponto de se tornar uma referência do turismo que é hoje?

História de Solar de Serrade

Tenho que explicar antes que o Solar de Serrade não se resume a essa casa, apesar de magnífica. É uma Quinta com mais de 16 hectares, tendo doze campos de vinhas, jardins lindos e pomar.

Localizado na freguesia de Mazedo, a poucos quilómetros da estrada que liga Valença a Monção, fica a Quinta que teve origem entre os séculos XVII e XVIII e pertenceu à família Barbosa Marinho. Quando houveram as invasões francesas em 1801 a casa serviu de quartel-general, mas apesar de sua grande utilidade nessa altura, no século seguinte ela ficou abandonada a partir de 25 de abril de 1974.

Apenas em 1981, sete anos depois, a Quinta foi comprada em condições de ruína por José Adriano, natural da Galiza. As obras de restauro duraram seis anos, pois além da casa típica do Alto Minho também os jardins foram refeitos incluindo as fontes.

O interior da casa foi decorado com a intenção de recriar sua beleza original de mais de três séculos atrás. Repare nos salões e quartos gigantes que caberiam facilmente um apartamento das plantas modernas! Os tetos tradicionais de madeira, salões com lareira, móveis, louças e tapeçarias concluem a tarefa de nos transportar para trezendos anos de história e nobreza.

Acomodações do Solar de Serrade

A casa possui seis quartos duplos e mais duas suítes (ambas com lareira), mas para além da hospedagem tradicional, é possível realizar eventos para até 300 pessoas em seu salão maior.

Os quartos são climatizados, insonorizados, possuem uma casa de banho privada, e apesar de objetivar nos transportar para o passado, já estão bem equipados com toda modernidade para uma noite confortável. Há televisão de ecrã plano com canais por cabo e internet.

Fora dos quartos é possível usar também:

  • Salão/área de televisão partilhados
  • Capela/santuário

Se quiser, por um custo adicional é possível pedir que o seu pequeno-almoço seja servido no quarto, mas minha sugestão é que aproveite bem todos os cômodos da casa pois nem sempre é possível sentir como era a vida dos nobres dos séculos passados.

É possível fazer a reserva direto pelo site do Solar, ou se você é adepto das plataformas, fica aqui o link do Booking também.

O que fazer na Quinta de Serrade e Solar de Serrade

Enoturismo

Como escrevi no início, o solar é apenas uma parte da propriedade. Nas vinhas cultiva-se a excelente casta Alvarinho para o nosso queridinho Vinho Verde. A casta Alvarinho é considerada a “rainha” dos vinhos brancos portugueses, eleva-se a superior qualidade merecedora de reconhecimento e prêmios internacionais.

Como uma boa Quinta aberta ao turismo, em Serrade é possível visitar as vinhas, a adega, provar vinhos e também comprar pra levar pra casa os Vinhos Verdes produzidos pelos proprietários do solar.

Há três vinhos de qualidade que recomendamos que provem, levam a marca “Solar de Serrade”, são eles:

  • Menanços“, produzido a partir de uma combinação equilibrada de duas castas típicas da região, o Alvarinho
  • O Trajadura.
  • Solar de Serrade – Tinto”, produzido com castas tintas, envolvente e com uma acidez equilibrada, característica dos Vinhos Verdes tintos da sub-região de Monção-Melgaço.

Algumas curiosidades a saber sobre a Quinta e sua produção é que cerca de 70% de tudo que é produzido, é exportado. Os maiores consumidores dos vinhos da Quinta de Serrade são a Suiça e o Reino Unido, e o vinho Alvarinho Solar é o campeão de vendas, já representando 80% de toda a produção da vinícola.

Bosques e Jardins

Logo na entrada repare no bosquete de carvalhos, e em frente à fachada principal do solar visite o jardim com uma fonte no centro e camélias antigas.

Toda a quinta é cercada por campos de vinha, alguns já não pertencem ao mesmo proprietário, mas é curioso pensar que um dia já foram ocupados por pomares e campos de milho.

Aproveite também para visitar a capela e o jardim romântico.

O que fazer nas redondezas

A Quinta fica em portugal, mas o aeroporto mais próximo é o de Vigo (30 minutos), não o do Porto (90 minutos) – e isso já lhe dá uma boa sugestão de que é possível visitar várias cidadezinhas na fronteira com a Espanha.

O Rio Minho fica a apenas 9 minutos de carro.

O que fazer em Monção

A cidade de Monção é mais famosa pelo alvarinho e a sua gastronomia exclusiva, mas as suas águas termais, natureza e os seus rios são bem atrativos.

  • Parque das Caldas: De uma beleza inigualável, o Parque das Caldas é um refúgio que reserva um conjunto de atrativos para a passagem de momentos agradáveis. Servido por balneário termal, complexo de piscinas municipal e parque desportivo, para a prática de futebol e ténis, dispõe, ainda, de parque infantil, parque de merendas e passadiço de madeira, colado ao rio Minho.
  • Fortaleza de Monção: As muralhas de Monção situam-se na orla ribeirinha do rio Minho, erguendo-se do outro lado, já na Galiza, o Forte de Salvaterra. Siga o perímetro das suas muralhas, desfrutando das magníficas panorâmicas sobre o rio e sobre a zona ribeirinha. Alcançará belas panorâmicas sobre o parque de lazer e sobre as termas – de certeza que não resistirá a descer e conhecer mais de perto este aprazível parque. Atualmente, pouco resta do primitivo castelo mandado construir por Dom Dinis, mas conservam-se, ainda, a Porta de Salvaterra e a Porta do Rosal, dignas de uma visita.
  • Museu do Alvarinho: Localizado na Casa do Curro, proporciona uma viagem pelo mundo do Vinho Alvarinho, disponibilizando informação interativa sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex. libris do concelho de Monção.

+ Veja aqui tudo que há pra fazer no centro histórico de Monção.

+ Veja aqui tudo que há pra fazer no Concelho de Monção.

Os contactos e redes sociais do Solar de Serrade

Se quer falar direto com o Solar de Serrade, aqui estão os contactos e suas mídias.

Telefones: +351 251 654 008 e +351 251 649 480

Endereço de e-mail: [email protected] OU [email protected]

É possível fazer a reserva direto pelo site do Solar, ou se você é adepto das plataformas, fica aqui o link do Booking também.


Esperamos que esse artigo tenha te inspirado a fazer as malas e conhecer Valença e de quebra recarregar as bateriais na Quinta dos Sobrais.


Nosso Canto de Fotos do Solar de Serrade