Depois do surgimento da pandemia de vírus chinês em 2020, várias dúvidas práticas surgiram sobre o assunto, e a que eu mais tive dificuldade de encontrar uma resposta clara e objetiva era a diferença entre isolamento, quarentena, e o distanciamento social.
Os três métodos eram citados repetidamente como preventivos a proliferação do vírus. O que notei foi que poucos sabiam que eram diferentes, e quanto mais a diferença entre eles.
Então nós vamos explicar.
Diferença entre Isolamento, Quarentena e Distanciamento Social:
- Isolamento: Indicado para pacientes infectados, sintomáticos ou não. Habituamente prescrito por um médico.
- Quarentena: Utilizada em indivíduos aparentemente saudáveis, mas que possam ter estado em contato com um doente confirmadamente infecioso. Pode ser declarada por autoridades.
- Distanciamento Social: Evitar contato físico com outras pessoas, aglomerações, eventos, locais lotados, transporte público em horário de pico, não cumprimentar com beijos ou abraços e manter uma distância de pelo menos um metro um do outro.
O que é Isolamento
Método que isola os doentes estejam eles com sintomas ou não, para evitar a propagação da infecção e transmissão local.
Deve ser prescrito por um médico ou agente da vigilância epidemiológica.
O isolamento pode ser feito em casa se o paciente estiver bem. Caso precise de assistência médica, será encaminhado ao hospital.
Se o teste der negativo para doença, não é usado o método do isolamento, e sim, se puder, o distanciamento social.
Não é permitido: Sair de casa, contato com pessoas, ir no mercado ou qualquer outra ação que possa propagar o vírus.
O que é Quarentena
Métodos para indivíduos aparentemente saudáveis, mas que podem ter tido contato com um paciente contaminado.
Pode ser determinada por algum órgão público quando parte de uma população pode estar contaminada com o vírus, ou para garantir que os serviços de saúde não fiquem saturados.
Em alguns casos, o descumprimento de quarentena conforme determinado pelas autoridades pode gerar responsabilização prevista em Lei.
O que é Quarentena vertical e a diferença para a Quarentena horizontal
Quarentena Horizontal
Isolam-se todos, fecha-se todo comércio e estabelecimentos comerciais, todos ficam em casa estejam doentes ou não, sejam grupo de risco ou não. Paralisa-se a economia e ficam expostos ao vírus apenas aqueles que prestam algum serviço em que os que estão de quarentena não se submetem a fazer, como entregas de delivery, funcionários de supermercados, motoristas independentes e etc.
Quarentena Vertical
Isola-se as pessoas mais vulneráveis e grupos de risco, evitam-se contatos desnecessários, pratica-se o distanciamento social (próximo tópico), fecham-se apenas alguns estabelecimentos que promovem contatos físicos, cancela-se os eventos para público, e cidadãos focam-se em apenas sair de casa para trabalhar e produzir.
As companhias manteriam seu ritmo de trabalho e as pessoas continuam a consumir com certa normalidade, sem paralisar a economia por completo. Invariavelmente elas se infectariam com o vírus e como não fazem parte de grupos de risco, em longo prazo criariam uma imunidade e evitariam novos surtos desse agente infeccioso.
É permitido: Em casos de longo tempo de quarentena os indivíduos ainda saudáveis podem realizar compras de alimentos e necessidades básicas.
O que é Distanciamento social
É um conjunto de ações voluntárias que reduzam a propagação da doença.
Entre essas ações estão:
- Evitar contato físico com outras pessoas;
- Não cumprimentar com aperto de mão, beijos, abraços ou qualquer contato físico;
- Evitar aglomerações e locais lotados;
- Não frequentar festas, bares, baladas ou nenhum lugar de alta densidade;
- Trabalhar de casa, se possível;
- Manter a distância de pelo menos um metro de outras pessoas;
- Cancelar ou adiar eventos para grandes públicos;
- Evitar transporte público, principalmente nos horários mais cheios;
- Fechamento de algumas lojas e estabelecimentos comerciais (Em casos extremos).
O distanciamento social é possível para todos, mas em doses distintas, visto que nem todos possuem o privilégio de poder trabalhar de casa ou se ausentar de seu trabalho. Cabendo a essas redobrar atenção com os hábitos de higiene como lavar as mãos, e evitar contatos físicos.
A grande parte da população mundial necessita trabalhar para conseguir comprar comida e pagar contas básicas. Muitos trabalham por conta própria e dependem do que produzem ou vendem pra sobreviver, tornando impossível um isolamento ou uma quarentena total.
2 Comments
April
setembro 24, 2020 @ 10:34
Que chatura tudo isso. Vcs tbm não acham que estão exagerando nas reaçoes a essa doença?
Ingrid Bello
setembro 26, 2020 @ 10:17
Confesso que sim, acho que já passamos demais do aceitável à perda de liberdades individuais. Medo de onde isso pode chegar.
Leave Comment