Portugal é farto de mercados e feiras tradicionais. Na Feira de Espinho semanal você pode comprar diretamente dos pequenos agricultores locais, produtos fresquinhos.
É uma feira onde encontra-se de tudo, de tecidos a queijos, a preços melhores que nas lojas, é realmente uma infinidade de produtos.
Desde 1894 a feira de Espinho acontece, nessa altura era uma feira quinzenal, mas com o crescimento da população passou a ser semanal e tornou-se a maior feira semanais da Península Ibérica.
É um ótimo lugar pra quem gosta de visitar as feiras locais, provar e ver as diferentes frutas, cores, sabores e cheiros. É aqui que um turista vai se colocar em contato com a gente local, idosos feirantes, pequenos produtores e o dia a dia dos moradores.
Sem dúvida, essa é uma feira que vale a viagem até Espinho em uma segunda-feira, pois fica muito pertinho do Porto.
Veja todas as feiras e mercados do Porto e Norte aqui.
Falando nisso, vamos às informações práticas.
Quando e Onde acontece a Feira de Espinho
Toda segunda feira das 7h às 19h. (com exceção dos feriados)
Largo da Feira – em espaço aberto entre as ruas 29 e 43
O que tem na Feira de Espinho
Na feira de Espinho você encontrará:
- Vestuário
- Tecidos
- Calçados
- Cerâmicas
- Artesanatos
- Joalharias e Bijuterias
- Queijos
- Produtos de fumeiro
- Floricultura
- Peixe fresco e marisco – vende-se no mercado, edifício anexo à area da feira.
- Pães
- Verduras e legumes
- Plantas
- Itens para casa
- Animais vivos
- Peças de cama, mesa e banho
- Panelas
- Frutas
+ O QUE FAZER NO PORTO – ATIVIDADES IMPERDÍVEIS
O que mais fazer em Espinho
Para aproveitar a ida até lá, se você não conhecer Espinho ainda, sugiro explorar um pouco mais.
A feira fica muito próxima a praia, então no verão é possível programar um dia de praia. Vá a feira pela manhã, um almoço com peixe fresco e o resto do dia na praia de Espinho.
Dicas para aproveitar melhor a feira de Espinho
Saque dinheiro antes
A maioria dos feirantes só aceita dinheiro. Chegando lá há poucos caixas para levantar e as vezes ficam esgotados. Caso precise, você encontra um dentro do mercado Continente e outro no Lidl.
Cuidado com bolsas
Batedores de carteira são comuns, principalmente por saber que todos estão com dinheiro para suas compras. Atenção às bolsas, mantenha o dinheiro grudado ao corpo, da forma mais protegida possível.
A feira é por seções
Mais ao Sul você encontrará a parte de roupas de segunda mão e itens mais baratinhos, conforme vai subindo você passará pelo setor de calçados, de bolsas, roupas novas, roupa de cama, até chegar nos itens de casa, frutas, plantas, animais e comida.
É imenso, com pelo menos uns quatro corredores em casa seção e bem dividido.
Vá no horario ideal
Se você gosta de pegar tuuuudo aberto, vai cedo. A feira começa 7h da manhã.
Se você quer pegar a ‘xepa’, deixa pra ir umas 15h, e os vendedores estarão baixando o preço de tudo, principalmente das roupas de segunda mão na parte sul.
Outras feiras que vale a pena visitar
Às feiras do concelho de Matosinhos também vale a pena visitar. São centenas de bancas onde vendem-se toda a gama de produtos hortícolas, fruta, carne, peixe, pão, ferramentas, mobiliário, vestuário, calçado, tapeçarias, louças, bijuteria, etc.
É muito parecida com a de Espinho, mas em menores dimensões. Confesso que não deixa a desejar, porque na feira de Espinho tem muito feirante vendendo produto repetido, então nessas duas só não tem tanta barraca igual.
Feira de Senhora da Hora e a Feira de Custóias
Deixei ai em cima a localização, e tem aqui também o facebook da feira de Senhora da Hora e aqui da Feira de Custóias.
Os sábados são os dias maiores das feiras no concelho de Matosinhos.
A Feira da Senhora da Hora acontece pela manhã de 7h até às 13h e a Feira de Custóias, à tarde, assumem-se como polos de atração para milhares de pessoas de todas as classes sociais.
Ir a estas feiras é a garantia de comprar de tudo e a bom preço, particularmente confeção e vestuário, num inconsciente frenesim.
A Feira de Custóias é a maior feira do concelho de Matosinhos.Nesta feira é possivel encontrar uma grande variedade de produtos alimentares, nomeadmente fruta e legumes de produtores locais.
Na Feira de Custóias não vai ter problemas de estacionamento e, além disso, pode ir de metro até lá, porque existe uma paragem de metro – Paragem de metro de Cândido dos Reis – a 500 metros, ou seja, a 8 minutos, a pé do largo da feira.
A Feira de Custóias antigamente era realizada no Largo do Souto, e foi depois transferida para a localização actual. Custóias encontra-se servida pelas auto-estradas A4 e VRI. Relativamente à rede de transportes públicos, existem autocarros da STCP e Resende, e as seguintes estações do Metro do Porto: Linha B e E – Custóias, Linha C – Cândido dos Reis e Pias.
Feira dos Golfinhos
A Feira dos Golfinhos ganhou notoriedade após o 25 de abril de 1974. Assim designada por inspiração nas armas do concelho, tem lugar no quarto domingo de cada mês nesse amplo e bem cuidado espaço diante dos Paços do Concelho, que é o Jardim Basílio Teles.
Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, é hoje cenário para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos.
Feira Semanal de Santana
A Feira Semanal de Santana tem lugar todas as sextas-feiras à tarde no Parque de Santana, na freguesia de Leça do Balio. Neste mesmo local decorre, também, uma Feira Anual ainda muito frequentada por lavradores.
Rememorando a tradição, vão à festa para negociar os seus produtos, comprar artesanato ou alfaias agrícolas, futurar sobre o clima e as culturas ou selar contratos pelo compromisso da palavra.
3 Comments
Rosimeri
junho 17, 2020 @ 18:07
Que feira maravilhosa.
Amélia Santos
novembro 9, 2020 @ 17:19
Eu estava procurando mesmo isso.
Quero viajar sem levar nada e comprar uns casacos baratos quando chegar no Porto. Acham que eu consigo nessa feira?
Ingrid Bello
novembro 10, 2020 @ 14:15
Eu já comprei casacão por 2 euros nessa feira. Super dá pra achar.
Vai na feira de Senhora da Hora e na de Custóias também, ambas acontecem aoss sábados pela manhã. Lá eu já achei casacão de pele por 5€.
Leave Comment