De jóias escondidas a tramas de assassinato, o Castelo de Praga tem um passado intrigante. Praga é um daqueles lugares que parece ter sido retirado de um conto de fadas.
Dirija-se ao Castelo de Praga, especificamente, e você verá o que queremos dizer. O complexo de castelos existe desde o século IX e eles têm o charme de provar isso.
Profissionalmente, é o lar oficial do Presidente da República Checa. Mas por razões óbvias, tornou-se um ponto turístico popular e um ponto de destaque para fotos do Instagram.
O Castelo de Praga tem a sua quota de segredos, como qualquer marco milenar. Vamos te contar tudo sobre os nossos sete segredos favoritos.
A invenção de defenestração
A palavra defenestração, que significa atirar algo ou alguém para fora de uma janela, foi inventada por um incidente no Castelo de Praga em 1618. Um ano antes, autoridades católicas romanas tinham fechado duas novas capelas protestantes. Defensores dos direitos protestantes furiosos pediram um julgamento na sala do conselho no Castelo e venceram.
O que aconteceu depois aconteceu na história: dois regentes católicos e seu secretário – todos considerados culpados de violar o direito à liberdade religiosa – foram empurrados para fora da janela. Felizmente, uma pilha de esterco de cavalo quebrou a queda e eles saíram ilesos.
Guardada a sete chaves
Armazenadas em uma câmara da Catedral de São Vito, as Jóias da Coroa da Boêmia incluem a coroa de São Venceslau, cetro real e manto de coroação. Mas se você acha que a República está se arriscando com a guarda deles, está enganado. Tanto a porta da câmara quanto o cofre do cofre têm sete fechaduras, cujas chaves são mantidas por sete pessoas, incluindo o presidente, o primeiro-ministro e o arcebispo de Praga.
Quanto às exibições públicas das jóias, somente o Presidente pode fazer essa ligação, normalmente colocando-as em exibição a cada cinco anos aproximadamente. Quando ele fizer isso, todos os sete detentores de chaves devem se dirigir ao Castelo para o processo de desbloqueio.
O Açougueiro de Praga
Um importante organizador do Holocausto, Reinhard Heydrich realizou uma corte no Castelo de Praga a partir de 1941. Atribuído por Hitler para governar o povo checo da Boêmia-Morávia, ele rapidamente partiu em uma campanha de desaparecimentos e execuções – tchecos apavorados o apelidaram de Açougueiro de Praga. Mas um grupo de funcionários do governo tcheco exilados decidiu agir, tramando um plano chamado Operação Antropóide para assassinar Heydrich.
Em maio de 1942, dois soldados tchecos desembarcaram de volta ao país e se dirigiram para Praga, em direção ao castelo. Quando avistaram O Carniceiro em seu Mercedez conversível, eles atiraram e jogaram granadas em seu caminho. Heydrich morreu de suas feridas uma semana depois, e o filme de 2016 Anthropoid é baseado na incrível história.
Uma relíquia para dançarinos
A Catedral de São Vito abriga o mais extenso tesouro da Igreja da República Tcheca e uma das maiores coleções da Europa. Alguns itens podem ser rastreados até o início da Idade Média, mas uma relíquia em particular se destaca: o braço de São Vito, um siciliano que morreu como um mártir quando os imperadores romanos Dioclecianos e Maximiano co-governantes reprimiram os cristãos em 303.
Anos depois, no final da Idade Média, pessoas em países como a Alemanha e a Letônia celebravam a festa de Vitus dançando em sua estátua. Hoje, ele é conhecido como o santo padroeiro dos bailarinos e artistas, bem como dos epiléticos – e diz-se que protege contra os relâmpagos.
O Castelo no Guinness Book of World Records
O complexo do Castelo de Praga é enorme, com uma área total de 753.474 pés quadrados. Isso faz com que seja o maior castelo antigo do mundo, de acordo com o Guinness Book of World Records. O complexo se estende até o Bairro Lesser ou Mala Strana, onde vários palácios são encontrados. O Palácio de Wallenstein, por exemplo, é o lar do Senado Checo e inclui 26 casas e seis jardins.
Um jardim tropical
No século 16, Rudolf II tinha um jardim de plantas tropicais, incluindo árvores cítricas, no Castelo de Praga. A tradição continua hoje no Orangery, uma estufa de vidro em forma de tubular construída em 1999 nos Jardins Reais.
Criada por Olga Havlová – a primeira esposa do então presidente Václav Havel, a estrutura de três partes tem espaço para brotar, cultivar e manter diferentes plantas tropicais e frutos do Mediterrâneo. Está aberto aos visitantes nos meses de verão.
Kafka escreveu no Castelo de Praga
Golden Lane, uma pequena rua logo atrás do Castelo de Praga, tem charmosas fileiras de pequenas casas. Hoje em dia, lembranças e livrarias ocupam alguns dos andares mais baixos e os turistas circulam. Mas nos últimos anos do século 16, alquimistas sob ordens do Imperador Rudolph III viveram aqui, e supostamente tentaram transformar metal em ouro. Muito mais tarde, Franz Kakfa, morou com sua irmã na casa de nº22 nos anos 1916 e 1917. Foi uma boa jogada: Kafka escreveu contos para “A Country Doctor” e foi inspirado a escrever seu livro “The Castle” durante sua estada na Golden Lane.
2 Comments
Johnnie Lustoza
julho 26, 2019 @ 11:00
São curiosidades muito interessantes. Praga tem muitas histórias que só estão chegando pra nós agora. De qualquer forma eu amo esse lugar.
Ingrid Bello
julho 27, 2019 @ 08:39
Com certeza! Há muita história e curiosidades ainda a descobrir! Praga é linda, se calhar dou um pulinho nela em breve pra adicionar mais material aqui de lá <3
Leave Comment